Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Casamento é para homem e mulher", diz papa Leão XIV

Apesar de reforçar que não é possível reconhecer oficialmente a união entre pessoas do mesmo sexo, o pontífice ressaltou o ideal de acolhimento deixado por seu antecessor, Francisco.

Cami Cardoso

20 de setembro de 2025 às 08:34   - Atualizado às 09:13

"Casamento é para homem e mulher", diz papa Leão XIV

"Casamento é para homem e mulher", diz papa Leão XIV Foto: Divulgação / Vaticano News

O principal líder religioso do mundo, o Papa Leão XIV, destacou a importância da família para a sociedade. Em entrevista à jornalista Elise Ann Allen, do site Crux, o pontífice afirmou que “o casamento é para homem e mulher”.

“É responsabilidade dos governantes trabalhar para construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas. Isso pode ser alcançado, sobretudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher. O casamento é para um homem e uma mulher. A família é pai, mãe e filhos”, declarou.

Apesar da polêmica gerada e de reforçar que não é possível reconhecer oficialmente a união entre pessoas do mesmo sexo, Leão XIV ressaltou o ideal de acolhimento deixado por seu antecessor, Francisco.

“Todos, todos, todos são bem-vindos. Não por causa de uma identidade específica, mas porque todos são filhos de Deus. Podemos abençoar a todos, mas não devemos buscar uma maneira de ritualizar qualquer bênção”, acrescentou.

Essa não é a primeira vez que o líder religioso defende o casamento entre homem e mulher. Em junho, o pontífice reforçou o valor do matrimônio afirmando que é um "modelo de amor verdadeiro". 

Veja Também

“Com o coração cheio de gratidão e esperança, digo a vocês, esposos: o matrimônio não é um ideal, mas o modelo do verdadeiro amor entre um homem e uma mulher: amor total, fiel e fecundo”, declarou o papa durante a homilia, citando a encíclica Humanae Vitae (1968).

A família para Leão XIV

Em maio, o papa Leão XIV afirmou que a família é fundamentada na "união estável entre um homem e uma mulher" e que os (bebês) não nascidos e idosos possuem dignidade como criaturas de Deus. As falas são um aceno à ala conservadora na defesa do casamento heterossexual e no reforço do posicionamento da Igreja Católica contra o aborto.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:26, 07 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pastores oraram por Donald Trump em meio a guerra contra o Irã.
Salão Oval

Pastores oram por Trump na Casa Branca em meio à guerra contra o Irã

Líderes evangélicos intercedem pelo presidente dos EUA e pelas tropas americanas durante escalada militar no Oriente Médio.

Lula y el presidente iraní Ebrahim Raisi durante una reunión bilateral del BRICS en Johannesburgo (2023)
Declaração

Irã agradece ao Brasil por condenar ataques dos EUA e Israel

Declaração diplomática reforça peso do posicionamento brasileiro, enquanto crise no Oriente Médio eleva riscos estratégicos, econômicos e de segurança para o país.

Pistache e uva-passa produzidos no Irã podem ter envio suspenso para o Brasil devido ao conflito no Oriente Médio.
Mundo

Guerra no Irã suspende envio de pistache e uva-passa ao Brasil e afeta mercado de frutas secas

Conflito no Oriente Médio interrompe exportações iranianas e deve impactar o mercado brasileiro de frutas secas e produtos especiais.

mais notícias

+

Newsletter