Encontro entre Zelensky e Biden em 2023. Encontro entre Zelensky e Biden em 2023.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou a Ucrânia a realizar ataques em território russo utilizando munições americanas.
Esta permissão é restrita a alvos localizados na fronteira próxima a Kharkiv, após avanços significativos da Rússia na região nordeste do país, conforme relatado por autoridades americanas à CNN.
“O presidente recentemente instruiu sua equipe a garantir que a Ucrânia seja capaz de usar as armas fornecidas pelos EUA para fins de contra-fogo em Kharkiv, para que a Ucrânia possa revidar as forças russas que os atacam ou se preparam para atacá-los”, disse uma das autoridades.
? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
Essa flexibilização das restrições representa uma mudança em relação a políticas anteriores e ocorre em meio a uma pressão internacional crescente de aliados dos EUA.
No entanto, a autorização de Biden é limitada à área ao redor de Kharkiv, e não há previsão de que os EUA expandam a zona permitida para ataques.
Recentemente, Kiev solicitou a Washington que alterasse sua política diante do avanço das forças russas.
Com isso, alvos como forças russas, depósitos de munições e centros logísticos podem ser atingidos por artilharia e foguetes americanos na fronteira oeste de Kharkiv.
A administração americana mantém a proibição do uso pela Ucrânia de munições mais poderosas fornecidas pelos EUA, como os mísseis ATACMS de longo alcance, capazes de atingir alvos a até 300 quilômetros de distância.
A Ucrânia tem permissão para usar armas antiaéreas americanas contra aeronaves russas que representem uma ameaça iminente no espaço aéreo ucraniano e russo, o que já foi realizado com sucesso. Contudo, a Ucrânia está proibida de atacar aeronaves russas estacionadas em solo russo.
2
04:32, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O alerta foi divulgado na ultima quinta-feira (12) pela agência estatal KCNA.
El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.
No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.
mais notícias
+