Fenearte 2025: Jaboatão marca presença na feira com artesãos e Turismo Rural. Foto: Chico Bezerra
Com abertura marcada para esta quarta-feira, 9 de julho, a 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte contará com uma forte presença do município do Jaboatão dos Guararapes ao longo de sua programação.
O município estará presente no estande de número 357, na Rua 14 das Prefeituras, oferecendo produtos de 18 artesãos que participam de iniciativas como a Economia Solidária e a Feira da Mulher Empreendedora – ações desenvolvidas pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em parceria com o Sebrae/PE.
Entre os destaques da participação do município está a presença dos agricultores Nado e Bia, proprietários do pesque-pague e restaurante “Aconchego Família Rural”, equipamento que integra o roteiro do Turismo Rural, lançado pela gestão municipal em 2025. A propriedade, localizada no Engenho Penanduba, abriga uma tradicional casa de farinha – tema central da Fenearte deste ano.
Nesta quarta-feira, a partir das 15h, o casal de empreendedores participará de uma Aula Show com o Chef Rogério Ribeiro (do Instituto César Santos). Além de contribuírem na preparação do prato, a mesa será posta com peças do artesanato produzido no Jaboatão dos Guararapes, valorizando a identidade cultural local.
Já no dia 20 de julho, dentro da programação descentralizada da Fenearte 2025, seis agricultores dos engenhos Penandubinha, São Salvador e Penanduba participarão de uma exposição e venda de produtos derivados da mandioca e da macaxeira. A atividade ocorrerá no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, das 10h às 16h.
Outra importante representação do município na feira, ligada diretamente à cultura e à tradição das casas de farinha, é a inclusão do roteiro de Turismo Rural no Circuito Fenearte – uma programação que acontece fora do Centro de Convenções de Olinda, envolvendo espaços de cultura, economia criativa, museus e galerias.
No dia 27 de julho, os inscritos no circuito visitarão os atrativos Sítio Recanto da Tilápia e Aconchego Família Rural, ambos na zona rural de Jaboatão. Durante a visita, será possível acompanhar de perto todo o processo de plantio, beneficiamento e transformação das raízes em produtos como goma e massa de mandioca, beiju e manuê. Serão disponibilizadas 25 vagas. O link para inscrições será divulgado nas redes sociais da Fenearte.
Para o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, “essa participação do município em tantas atividades da Fenearte, em um ano cujo tema é uma tradição tão representativa da nossa região como a casa de farinha, só reforça a importância de Jaboatão como um lugar que valoriza sua cultura e suas raízes. Estar presente com artesãos selecionados no nosso estande, concretizar o roteiro de Turismo Rural e integrar diferentes atividades da feira mostram o impacto positivo desse resgate cultural para o município e para todo o Estado de Pernambuco”, avaliou o gestor.
2
05:56, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.
A agenda reúne artistas locais e nacionais, contemplando diferentes ritmos como brega, samba, pagode, reggae e maracatu.
A festa conta com o apoio do Governo de Pernambuco através do projeto Pernambuco Meu Pais, a exemplo do Réveillon, que posicionou Jaboatão como um dos melhores destinos turísticos do Estado para a virada do ano.
mais notícias
+