Dois turistas de Cuiabá, no Mato Grosso, denunciaram terem sido vítimas de agressões na praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco.
Turistas agredidos em Porto de Galinhas e pronunciamento do Governo de Pernambuco. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, em entrevista à Rádio Jornal, que, ao menos, 14 pessoas envolvidas nas agressões contra dois turistas na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco, no sábado (27), foram identificadas e serão indiciadas pelo crime de lesão corporal. (veja vídeo abaixo)
A gestora estadual aproveitou também para se desculpar pelo ocorrido.
“Eu peço desculpas, o que aconteceu é inadmissível. Eu determinei desde o primeiro momento que fossem tomadas todas as providências e estaremos juntos da Prefeitura para atuar de maneira firme”, disse na entrevista.
Nas redes sociais, o Governo Estadual publicou uma se posicionando sobre caso dizendo "nenhum tipo de violência será tolerado em Pernambuco". Confira abaixo:
Diante das lamentáveis cenas de violência praticadas contra dois turistas do Mato Grosso na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, o Governo de Pernambuco determinou o reforço imediato das ações de segurança no local e atuação direta do setor de inteligência da nossa Secretaria de Defesa Social, para somar esforços à apuração rigorosa que está sendo conduzida pela Polícia Civil.
Até o momento, 14 pessoas já foram identificadas e serão indiciadas em inquérito policial, passo importante para a responsabilização dos envolvidos.
Ao longo desta manhã também estamos realizando uma reunião com a participação da Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Procon) e da Prefeitura de Ipojuca, reforçando a atuação integrada entre o Estado e município.
É importante destacar que o ordenamento e a fiscalização do comércio são atribuições municipais, mas que seguirão sendo acompanhadas de perto e serão reforçadas pelas equipes do Governo do Estado.
Pernambuco abraça o turista e não admitirá qualquer forma de violência.
O Estado segue firme na defesa da ordem, da segurança e do respeito a quem vive e visita o nosso território.
Dois turistas de Cuiabá, no Mato Grosso, denunciaram terem sido vítimas de agressões na praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco, no último sábado (27). Johnny Andrade Barbosa e Claiton Zanatta afirmam que o ataque teria sido cometido por trabalhadores de barracas instaladas na orla.
Segundo o relato dos turistas, a situação teve início após um desentendimento envolvendo a cobrança de serviços. De acordo com eles, um valor teria sido acertado previamente, mas, no momento do pagamento, os trabalhadores teriam exigido quase o dobro do preço combinado, o que gerou discussão.
Ainda conforme os turistas, a confusão rapidamente evoluiu para agressões físicas. Johnny e Claiton afirmam que foram cercados e atacados por mais de dez pessoas, sofrendo socos e pontapés. Eles também relataram que não havia presença de policiamento no local no momento do ocorrido.
O caso causou indignação entre os visitantes, que destacaram a falta de segurança em um dos principais destinos turísticos do estado.
“A cidade não tem estrutura para receber turistas”, frisou Johnny.
"A Prefeitura do Ipojuca repudia e lamenta o episódio ocorrido em Porto de Galinhas, envolvendo turistas e trabalhadores da praia, que resultou em agressões físicas.
Trata-se de um fato grave e incompatível com os valores de respeito, acolhimento e hospitalidade que norteiam o destino. Os órgãos competentes já apuram o ocorrido para identificar os envolvidos e adotar as medidas legais cabíveis.
Desde o primeiro momento, houve atuação rápida das equipes de salva-vidas e da Guarda Municipal, garantindo a segurança no local e evitando o agravamento da situação.
A gestão municipal realiza um trabalho contínuo de ordenamento da orla. Nos últimos meses, foram intensificadas ações integradas de fiscalização e organização turística, incluindo o recadastramento de ambulantes, reuniões com barraqueiros e a entrega de crachás de identificação com QR Code, iniciativa que será ampliada a todos os trabalhadores da orla.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com um turismo responsável, seguro e organizado, e seguirá atuando de forma integrada para preservar Porto de Galinhas como um destino acolhedor para moradores, trabalhadores e visitantes".
3
17:44, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
Festa que é identidade do estado, o Carnaval pernambucano transforma ruas em palcos de frevo, maracatu e manifestações populares em todas as regiões.
mais notícias
+