Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Comissão de Árbitros afasta DEBORAH CECÍLIA após gol irregular no Clássico das Emoções

A falha foi classificada pela Ceaf/PE como um equívoco técnico que deveria ter sido evitado.

Everthon Santos

26 de janeiro de 2025 às 12:42   - Atualizado às 12:42

Comissão de Árbitros afasta Deborah Cecília.

Comissão de Árbitros afasta Deborah Cecília. Foto: Rafael Vieira/FPF

A Comissão Estadual de Árbitros de Futebol de Pernambuco (Ceaf-PE) reconheceu, em nota oficial divulgada neste domingo, 26 de janeiro, um erro de arbitragem que marcou o Clássico das Emoções entre Náutico e Santa Cruz, realizado no sábado (25) pela quarta rodada do Campeonato Pernambucano 2025.

O episódio ocorreu no segundo gol do Náutico, quando um toque de mão de Bruno Mezenga passou despercebido pela equipe de arbitragem, desencadeando o passe para Paulo Sérgio marcar o gol.

A falha foi classificada pela Ceaf/PE como um equívoco técnico que deveria ter sido evitado. Segundo a análise divulgada, caberia ao assistente 1, José Romão da Silva Neto, identificar e sinalizar a infração, auxiliando a árbitra principal, Deborah Cecília.

Como consequência, ambos os profissionais foram afastados de suas funções por tempo indeterminado, com o objetivo de participarem de programas de estudo e recondicionamento técnico.

Confira a nota da Ceaf-PE

A Comissão Estadual de Árbitros de Futebol de Pernambuco (Ceaf/PE) informa que, após análise criteriosa do lance ocorrido no jogo Náutico x Santa Cruz, válido pela 4ª rodada do Campeonato Pernambucano Betnacional 2025, reconhece a ocorrência de um erro de arbitragem no segundo gol do Náutico, quando a bola tocou no braço de um atleta da equipe mandante e a infração não foi marcada.

Veja Também

A complexidade e a dificuldade de percepção do toque de mão pela árbitra principal foram consideradas. No entanto, entendemos que o Árbitro Assistente 1 (AA1) poderia ter auxiliado para a correta identificação e marcação da infração.

Diante disso, a Ceaf/PE decidiu pelo afastamento dos profissionais envolvidos para estudo e recondicionamento técnico por tempo indeterminado. Essa medida visa reforçar a capacitação técnica e garantir a evolução contínua da arbitragem em Pernambuco.

Reiteramos nosso compromisso com a qualidade do trabalho dos árbitros, buscando sempre reduzir ao máximo a interferência nas partidas. Seguiremos firmes em nosso propósito de mediar o espetáculo esportivo com excelência e imparcialidade.

Sobre o jogo

Os gols do Náutico foram marcado por Patrick Allan e Paulo Sérgio, enquanto Thiaguinho balançou as redes pelo Santa Cruz. 

O Santa Cruz, que vinha de duas vitórias seguidas, entrou em campo visando quebrar um tabu de cinco anos sem vencer o Náutico.

A última vez aconteceu no Campeonato Pernambucano de 2020, quando Itamar Schülle também era técnico da equipe. Após o resultado deste final de semana, o tabu se manteve, podendo ser quebrado apenas em um eventual mata-mata do Estadual.

Com o resultado, o Náutico chega a sete pontos e sobe na tabela, enquanto o Santa Cruz se mantém com os sete pontos após conhecer a primeira derrota no Pernambucano.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:04, 07 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Náutico campeão Pernambucano em cima do Sport em 2021.
Timbu

Náutico x Sport: última final decidida nos Aflitos terminou em título alvirrubro

Naquela época, o Timbu foi campeão nos pênaltis por 5 a 3. Agora, em 2026, o adversário e o local de jogo retornam.

1.250 policias militares atuarão no Clássico dos Clássicos.
Segurança

Náutico x Sport: mais de 1.200 policias militares vão atuar na final do Pernambucano

O objetivo é garantir a tranquilidade dos torcedores no chamado Clássico dos Clássicos, um dos confrontos mais tradicionais do futebol brasileiro.

Sport x Náutico: última final entre as equipes foi em 2024.
Retrospecto

Náutico x Sport: última final entre as equipes foi disputada em 2024 e com título rubro-negro

Naquele ano, o Leão da Ilha do Retiro jogava dentro da Arena Pernambuco, já que a Ilha do Retiro passava por reformas estruturais. O treinador da equipe era Mariano Soso.

mais notícias

+

Newsletter