O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais declarou de forma unânime que a segunda penalidade foi marcada de forma equivocada, o que resultou na vitória do Palmeiras por 2 a 1.
Juiz Bruno Arleu e lance do jogo. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
Nesta terça-feira, 8 de abril, a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o parecer técnico do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que revisou os lances da partida entre Sport e Palmeiras, válida pela segunda rodada do Brasileirão, no último domingo (6), na Ilha do Retiro.
O grupo, formado pelos ex-árbitros Nicola Rizzoli, Néstor Pitana e Sandro Meira Ricci, declarou, de maneira unânime, que o primeiro pênalti marcado no primeiro tempo, após puxão de Chico em Flaco López, foi validado.
Já o segundo, em um suposto pisão de Matheus Alexandre no pé de Raphael Veiga, teria sido marcado de forma equivocada, o que resultou na vitória do time paulista por 2 a 1.
"O defensor toca claramente a bola e não faz um movimento adicional que possa justificar a infração marcada. O contato é acidental; consequentemente, a bola atinge a perna direita do atacante, desequilibrando-o e causando a queda, uma situação clara para o auxílio do Árbitro Assistente de Vídeo", afirma o parecer.
Um dia depois da atuação polêmica dos árbitros no jogo entre Sport e Palmeiras, a Comissão de Arbitragem da CBF anunciou o afastamento dos profissionais que estiveram no gramado e na sala do VAR.
Segundo o comunicado da organização, a punição se deu com base no parecer do CCEI e confirmou os erros gravíssimos cometidos pelos árbitros. Foram divulgados os áudios da comunicação entre a cabine do VAR e o juiz responsável pela partida, Bruno Arleu de Araújo.
O objetivo do afastamento é que "os árbitros passem por novas instruções, para que, quando escalados novamente, os equívocos não voltem a acontecer".
O jogo contou com o juiz Bruno Arleu de Araújo (RJ), os assistentes Rodrigo Figueiredo Henrique (RJ) e Thiago Henrique Neto (RJ), o quarto árbitro Afro Rocha de Carvalho (PB), Rodrigo Nunes de Sá (RJ) no comando do VAR, e Diogo Carvalho Silva (RJ) como seu auxiliar.
3
4
11:57, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
O Estrela Solitária estava negociando com um atleta argentino, mas as tratativas não seguiram. Agora, a joia rubro-negra é prioridade.
mais notícias
+