Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra vai celebrar o Dia do Exército no Comando Militar do Nordeste nesta quarta (16)

A solenidade com a governadora está marcada para ocorrer a partir das 9h.

Ricardo Lélis

15 de abril de 2025 às 21:21   - Atualizado às 21:27

Governadora Raquel Lyra ao lado de militares do Exército

Governadora Raquel Lyra ao lado de militares do Exército Foto: Miva Filho

A governadora Raquel Lyra (PSD) vai participar nesta quarta-feira, 16 de abril, da solenidade comemorativa ao Dia do Exército, que vai ocorrer no Comando Militar do Nordeste do Exército Brasileiro, no Recife.

Dia do Exército

Em 19 de abril de 1648, nos Montes Guararapes, o Brasil começou uma longa jornada em direção à independência.

Naquela data, os soldados luso-brasileiros, em flagrante desvantagem numérica, derrotaram as forças holandesas em uma batalha que se tornou um símbolo da resistência nacional e da defesa do solo pátrio.

A luta contra o invasor evidenciou o arrojo e a bravura da nossa gente, fraternalmente unida pelo nascente sentimento de amor à terra. Indígenas, brancos e negros lutaram lado a lado, inspirados pela aliança materializada no compromisso imortal firmado àquela época: “(...) nos conjuramos e prometemos, em serviço da liberdade, não faltar a todo o tempo que for necessário, com toda ajuda de fazendas e de pessoas, contra qualquer inimigo, em restauração de nossa pátria (...)”.

A palavra “pátria” foi usada, assim, pela primeira vez, em referência ao Brasil, dando início ao irreversível processo de emancipação política.

O heroico episódio da Primeira Batalha dos Guararapes é considerado o instituidor de nossa nacionalidade e traçou nosso destino.

Felipe Camarão, Matias de Albuquerque e Henrique Dias, profundos conhecedores da área de operações, conduziram a chamada Guerra Brasílica. Naquela oportunidade, além de uma nova tática de combater em conflitos assimétricos, surgia também o Exército Brasileiro, que jamais se dissociou dos anseios de nossa Nação.

Quase dois séculos depois de Guararapes, o nascente Exército Imperial teve decisiva atuação nas Guerras de Independência, assegurando a liberdade do País recém-emancipado, ameaçada por revoltas e motins. Posteriormente, durante o Período Regencial, eclodiram inúmeros levantes violentos, de tendência separatista.

Nesses conflitos, sob a liderança de Caxias, nosso maior Soldado, garantiu-se a unidade da Pátria e promoveu-se a pacificação das províncias revoltosas.

Ao final do século XIX, após a vitória de nossas forças na Guerra da Tríplice Aliança, o Exército adquiriu forte identidade institucional, sancionada, principalmente, pelo reconhecido pluralismo em suas fileiras, que, uma vez mais, reuniu brasileiros de diversas origens. Essa condição impulsionou um ciclo de transformação política que culminou na Proclamação da República.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:01, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula com evangélicos.
Eleições 2026

Lula tem dificuldade em se aproximar do eleitorado evangélico no Brasil; saiba motivos

No campo eleitoral, esse grupo tem peso estratégico relevante, especialmente em disputas nacionais.

Amarelinhos da CTTU
Contrato

Amarelinhos da CTTU passaram 5 anos sem receber férias, denuncia vereador

Parlamentar afirma que empresa terceirizada descumpriu direitos trabalhistas durante contrato com a Prefeitura do Recife.

mais notícias

+

Newsletter