A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, em duas discursões, nesta terça-feira, 7 de maio, o projeto de lei apresentado pela governadora Raquel Lyra que extingue as faixas salariais na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros até 2026.

A medida, que foi aprovada com voto a favor de todos os deputados, menos de Romero Romero Albuquerque (União Brasil), vai a sanção da governadora.

O deputado Joel da Harpa (PL) apresentou uma emenda que adianta a extinção da medida para 2025, mais foi derrotado no Plenário da Casa.

A Emenda 4/2024, de Mário Ricardo (Republicanos), que acrescenta uma segunda data anual para promoções por merecimento, também foi rejeitado

O texto original sem as emendas foi levado ao plenário após o o Substitutivo nº 6 foi rejeitado pela Comissão de Justiça.

Esta foi a terceira vez que a matéria, que chegou há dois meses na Casa, foi analisada pela Comissão de Justiça da Alepe.

Em abril, o colegiado deu aval à proposição original da governadora Raquel Lyra, que estabelece o fim do mecanismo de maneira escalonada, em três etapas, até junho de 2026. Na mesma ocasião, acatou duas emendas ao PLC 1671/2024.