Fim dos carecas: homem com mãos na cabeça. Foto: Reprodução
Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) anunciaram o desenvolvimento de uma pequena molécula com potencial para revolucionar o tratamento da queda de cabelo. Batizada de PP405, a substância demonstrou resultados promissores ao ser testada topicamente no couro cabeludo de voluntários humanos.
A aplicação foi simples: uma dose diária da PP405, à noite, por sete dias consecutivos. Os testes iniciais indicaram que a molécula conseguiu reativar folículos capilares adormecidos, estimulando o crescimento de novos fios — possivelmente mais espessos e permanentes do que os observados com produtos disponíveis no mercado atual.
Segundo o professor William Lowry, do Departamento de Biologia Molecular, Celular e do Desenvolvimento da UCLA, a substância atua sobre uma proteína responsável por manter as células-tronco capilares em estado dormente. Ao inibir essa proteína, a molécula "desperta" os folículos, favorecendo a produção de cabelo.
“A maioria das pessoas, em algum momento da vida, lida com a queda de cabelo — seja por fatores genéticos, quimioterapia, infecções ou estresse. Isso tem um grande impacto emocional”, afirma Lowry.
“Embora nenhum tratamento funcione para todos, nossos testes iniciais no Condado de Orange foram bastante encorajadores. Agora, partimos para estudos em maior escala.”
A pesquisa é conduzida por um trio experiente de cientistas: William Lowry, a professora de química biológica Heather Christofk e o professor de química Michael Jung. O estudo já soma quase dez anos de desenvolvimento em laboratório, com os primeiros testes clínicos em humanos realizados em 2023.
O próximo passo é ampliar a escala dos estudos para testar a eficácia da PP405 em diferentes perfis de pacientes. A expectativa é que a molécula se torne uma alternativa inovadora ao tratamento da calvície padrão, condição que afeta mais da metade dos homens e cerca de 25% das mulheres até os 50 anos.
Com novos ensaios em andamento, a PP405 pode representar um avanço significativo não só na dermatologia, mas também na saúde emocional de milhões de pessoas. Afinal, lidar com a perda de cabelo é, muitas vezes, também lidar com autoestima e bem-estar psicológico.
1
2
3
00:17, 17 Jul
22
°c
Fonte: OpenWeather
Diferença entre cravo e filamento sebáceo é essencial para evitar erros nos cuidados com a pele; veja como identificar e tratar sem agredir o rosto
Confira o que realmente funciona para manter os fios de cabelo sempre alinhados e hidratados.
A ação faz parte do Programa Cuida PE, do Governo do Estado, e conta com parceria da Prefeitura de Olinda.
mais notícias
+