Pernambuco, 13 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Último título do Sport nos Aflitos já passa de 50 anos; saiba mais

Entre 1917 e 1975, o Sport conquistou cinco títulos do Campeonato Pernambucano no estádio Eládio de Barros Carvalho.

Portal de Prefeitura

04 de março de 2026 às 14:06   - Atualizado às 14:13

Ultimo título do Sport nos Aflitos

Ultimo título do Sport nos Aflitos Foto: Reprodução/SCR

O Estádio Eládio de Barros Carvalho, conhecido como Aflitos, é tradicionalmente a casa do Náutico, mas o Sport também marcou sua história no local, conquistando cinco títulos do Campeonato Pernambucano entre 1917 e 1975. O dado mais impressionante é que o último título do Leão nos Aflitos já tem mais de 50 anos, reforçando a importância histórica dessas conquistas.

As vitórias rubro-negras no estádio alvirrubro ocorreram em 1917, 1949, 1953, 1955 e 1975. A primeira, em 1917, foi um triunfo sobre o Santa Cruz por 3 a 1, na primeira final oficial do Aflitos. Em 1949, novamente contra o Santa Cruz, o Sport venceu por 2 a 0, consolidando a tradição do clube em decisões fora de casa. Já nos anos 1950, os títulos em 1953 e 1955 mantiveram o Leão entre os protagonistas do futebol pernambucano.

O último título do Sport nos Aflitos aconteceu em 1975, diante do Náutico, em uma final vencida por 1 a 0. Passados mais de cinco décadas, essa conquista ainda é lembrada como um marco na história rubro-negra, mostrando que o estádio não pertence exclusivamente ao clube mandante, mas sim ao futebol histórico de Pernambuco.

Um estádio de histórias compartilhadas

Apesar de ser a casa do Náutico, o Aflitos recebeu finais históricas para os três grandes clubes de Pernambuco: Náutico, Sport e Santa Cruz. Até 2021, das 16 finais realizadas no estádio, o Náutico venceu sete, o Sport cinco e o Santa Cruz três. Esse equilíbrio demonstra que o Aflitos é palco de decisões decisivas e rivalidades históricas, independentemente do clube mandante.

Legado do Sport no Aflitos

As conquistas do Sport nos Aflitos não só garantiram títulos, mas também construíram um legado de sucesso fora de casa, mostrando a capacidade do Leão em transformar qualquer estádio em palco de glória. O fato de o último título ter sido há mais de 50 anos reforça a história lendária do clube e a expectativa de futuras decisões marcantes no estádio alvirrubro.

Veja Também

Hoje, o Aflitos continua a ser símbolo de rivalidade e tradição, lembrando torcedores de todas as gerações que, mesmo sendo visitante, o Sport sempre pode escrever páginas de glória dentro do campo do adversário.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:03, 13 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Sport x Anápolis: transmissão do Portal de Prefeitura alcança mais de 260 mil visualizações.
Cobertura

Portal de Prefeitura e Futebol PE alcançam mais de 260 mil views em transmissão de Sport x Anápolis

Dentro de campo, o Leão da Ilha do Retiro venceu por 5 a 3 nos pênaltis e se garantiu na quarta fase da competição.

Joelinton em campo pelo Newcastle contra o Barcelona.
Opinião

"Joelinton pode ser o Valverde de Ancelotti na Copa do Mundo", afirma Fellipe Bastos, da TV Globo

Durante o programa "Seleção SporTV", o ex-meio campista e agora comentarista defendeu a convocação do atleta revelado pelo Sport Club do Recife.

Zé Lucas é convocado para Seleção SUB-20.
Chamado

Sport: aos 17 anos, Zé Lucas é convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira sub-20

Volante revelado pelo Leão recebe primeira oportunidade na categoria Sub-20 após se destacar como capitão da Seleção Brasileira Sub-17.

mais notícias

+

Newsletter