Pernambuco, 24 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

'Tem ocorrido erros que não deveriam acontecer', diz presidente da CBF em debate sobre arbitragem

No evento, Ednaldo Rodrigues anunciou a criação de uma reunião semanal com dirigentes das quatro divisões do futebol brasileiro para debater a atuação dos árbitros em cada rodada.

24 de agosto de 2024 às 08:53   - Atualizado às 09:13

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A CBF recebeu nesta sexta-feira (23) presidentes e representantes dos clubes das quatro divisões do futebol brasileiro para debater a arbitragem. Eles discutiram o cenário atual da arbitragem brasileira de forma aberta. O evento durou cerca de quatro horas e contou com a participação do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, e de vários presidentes de federações estaduais.

O debate contou também com a presença de 50 árbitros e assistentes. Eles se reuniram antes com o presidente Ednaldo Rodrigues e com Wilson Seneme.

No evento, o presidente da CBF anunciou a criação de uma reunião semanal com dirigentes das quatro divisões do futebol brasileiro para debater a atuação dos árbitros em cada rodada. O encontro virtual com os integrantes da Comissão de Arbitragem será realizado toda segunda-feira e contará com representantes de cada divisão. 

"Eu pensei muito quando eu decidi fazer essas reuniões. Sou assim, eu gosto de ouvir críticas que sejam construtivas e que nos direcionem. O objetivo é melhorar a arbitragem e temos que ter a humildade para ouvir. Tem acontecido equívocos que não eram para acontecer. Quem acompanha os jogos sabe. Essas questões têm que ser discutidas. As críticas ajudam no processo de melhoria", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Para o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, o encontro foi um passo importante para consolidar avanços no futebol brasileiro.

“É muito importante, num momento chave dos campeonatos, dar a oportunidade aos presidentes (de clubes) para falar o que querem no sentido de melhorar a arbitragem. Isso é extremamente democrático. Eles também nos escutaram. Dois pontos ficaram em evidência – a uniformização dos critérios e o uso do VAR, que também precisa de um critério mais bem estabelecido para poder auxiliar os árbitros de campo”, disse Seneme.

Leia Também

Ele ressaltou a importância da criação do foro permanente de discussão que vai reunir clubes, federações, CBF e Comissão de Arbitragem.

“O presidente Ednaldo me deu essa ideia, a gente desenvolveu, foi muito bem aceita pelos clubes. Vai ser uma experiência muito positiva, porque existem muitas dúvidas dos clubes em relação à regra do jogo e aos critérios que os árbitros adotam para determinada situação. A arbitragem brasileira sai muito mais fortalecida de um evento como esse”, prosseguiu Seneme.

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, disse que a reunião na sede da CBF foi muito proveitosa.

“Importante que aqui foram debatidos alguns caminhos para chegar a um consenso de algumas coisas que de fato precisam ser feitas. E também se chegou a uma metodologia de acompanhamentos desses resultados que a gente espera que venham a surtir efeito, reuniões de acompanhamento semanais onde a gente vai poder avaliar a evolução das arbitragens”, disse Landim.

Marquinhos Chedid, presidente de honra do Red Bull Bragantino, parabenizou a CBF pela determinação de realizar o encontro nesta sexta-feira.

"A reunião foi muito positiva, com a manifestação dos presidentes dos clubes, das federações, um diálogo aberto com a Comissão de Arbitragem. É uma iniciativa para melhorar a competição, de todos os dirigentes, da CBF, das federações, dos clubes, da comissão de arbitragem, de árbitros. Estamos numa direção só, que é de melhorar o campeonato", declarou Chedid.

Ele reagiu de forma positiva à iniciativa da CBF de realizar reuniões semanais da arbitragem com os clubes.

"Essa aproximação é muito importante. Vamos ter esse canal aberto com os Presidentes, a Comissão, a CBF. Isso é fundamental. Parabéns, presidente Ednaldo", acrescentou.

O CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, disse que a CBF agiu de forma transparente ao realizar a reunião desta sexta-feira.

"A iniciativa é importante, para, de forma transparente, colocar no mesmo espaço o presidente Ednaldo, o presidente Seneme, os clubes das Séries A e B, para poderem falar e serem ouvidos sobre erros, melhorias, processos que foram estabelecidos e sobre o futuro. Acho que o Brasil precisa olhar para a arbitragem com cada vez mais zelo, é uma classe de profissionais que precisa de investimento também, no sentido de ter mais tempo de dedicação, de horas, de estudo, de preparo para apitar os jogos", disse Marcelo Paz.

O diretor de operações e relações institucionais do Bahia SAF, Victor Ferraz, elogiou a "iniciativa importante" da CBF de reunir os dirigentes dos clubes com os integrantes da Comissão de Arbitragem.

"A gente louva a oportunidade de ter as portas abertas da casa para discutir de maneira muito franca, direta e sem qualquer tipo de restrição os problemas que foram identificados pelos clubes em relação à arbitragem. É importante valorizar também a iniciativa das reuniões semanais que vão oportunizar um acompanhamento mais próximo do que acontece em cada rodada. Não tenha dúvida que ações assim são muito importantes para que a gente possa cada uma buscar maior qualidade e ter maior qualidade em relação ao produto de futebol.", disse Ferraz.

Além dos representantes dos clubes, o evento contou com a participação do presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti, o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, o presidente da Federação Paraense de Futebol, Ricardo Paul, o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury Filho, e o presidente da Federação Sergipana de Futebol, Milton Dantas.

Outro que elogiou a iniciativa foi o presidente do Atlético-MG, Sérgio Coelho.

“Estávamos precisando de um debate longo como esse. Acredito que a partir de agora as coisas tendem a melhorar. É do entendimento de todos que a arbitragem precisa melhorar. Ao mesmo tempo, ninguém tem dúvida de que é uma arbitragem honesta, correta, mas que tem muito erros. Então é preciso que todos se manifestem, falem, para que a gente possa encontrar um caminho para que os clubes sofram menos – isso serve também para os árbitros, que sofrem com tantas reclamações. São seres humanos", disse Sérgio Coelho.

Da Redeção do Portal de Prefeitura com informações da CBF.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

21:09, 24 Ago

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Dorival Júnior , treinador da seleção Brasileira.
Otimismo

SELEÇÃO BRASILEIRA: Dorival Júnior acredita em boa campanha da equipe nas Eliminatórias

Após o anúncio da convocação para os jogos contra Equador e Paraguai o treinador da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, reforçou sua confiança na evolução da equipe já nas próximas partidas.

Yuri Romão, Sport.
Exigência

SPORT: presidente faz reunião com elenco para cobrar melhores resultados na Série B

Nas últimas duas rodadas da competição, o clube leonino foi derrotado em ambos os jogos, o que resultou em uma queda drástica na tabela e aumentou a insatisfação da torcida.

Jogos Paralímpicos Paris 2024.
Paris 2024

JOGOS PARALÍMPICOS: Comitê Internacional lança campanha para manter entusiasmo olímpico

A ideia é manter o ânimo na capital francesa, já que neste período do ano, muitos parisienses saem de férias e deixam a cidade.

mais notícias

+