24 de março de 2025 às 15:50 - Atualizado às 16:36
"Sport venceu o regulamento e a prepotência dos Flamenguistas, em 87 Foto: Declaração / Sport
O jornalista Francisco José fez um forte desabafo sobre a conquista histórica do Sport em 1987. Para ele, o Sport foi campeão do Campeonato Brasileiro, enfrentando não só os desafios em campo, mas também a prepotência do Flamengo e o preconceito contra o Nordeste.
"Eu quero dar um depoimento sobre essa história do título 87. Em 87, o Sport ganhou o Campeonato Brasileiro duas vezes. Uma, porque estava dentro do regulamento. E outra, porque ganhou da prepotência dos torcedores e da direção do Flamengo, do povo lá, que não respeitava o Nordeste."
O comunicador também falou sobre a descriminação que os jornalistas nordestinos sofriam na época, o que acabava refletindo tanto no time, quanto nos profissionais, que segundo ele, precisavam implorar por uma credencial.
"Quando eu me tornei presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos, eu tirei o direito da CBF ao credenciamento de jornalismo. Era uma humilhação você chegar no Maracanã e ter que implorar uma credencial para entrar e poder trabalhar. E, normalmente, o local que eles destinavam para o nordestino era na chuva. As emissoras de rádios aqui transmitiam em lugares do Maracanã que não eram nem cobertos. Por isso, o Sport ganhou duas vezes o campeonato"
O Leão da Ilha conquistou o título depois que o Flamengo se recusou a jogar a final da Copa União, que seria disputada pelos vencedores dos dois campeonatos nacionais que ocorreram naquele ano: a Taça Roberto Gomes Pedrosa, vencida pelo Sport, e a Taça João Havelange, na qual o Flamengo sagrou-se campeão.
4
16:59, 27 Abr
29
°c
Fonte: OpenWeather
A negociação foi considerada difícil, já que o treinador não pretendia aceitar ofertas neste momento.
A imagem é inspirada no desenho de um sol com raios coloridos que representam as duas cidades.
Na estreia, o tricolor do Arruda conquistou uma vitória importante diante do Treze-PB fora de casa.
mais notícias
+