Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

SANTA CRUZ exige que seus próximos jogos no PERNAMBUCANO tenham VAR e ÁRBITROS de fora

O pedido aconteceu dois dias após o Santa Cruz se queixar de uma falha no clássico contra o Náutico, onde a árbitra Deborah Cecília não anulou o gol que deu a vitória ao time alvirrubro.

Cami Cardoso

27 de janeiro de 2025 às 16:28   - Atualizado às 17:16

SANTA CRUZ exige que seus próximos jogos no PERNAMBUCANO tenham VAR e ÁRBITROS de fora

SANTA CRUZ exige que seus próximos jogos no PERNAMBUCANO tenham VAR e ÁRBITROS de fora Foto: Rafael Vieira/FPF

O Santa Cruz encaminhou um pedido formal para a Federação Pernambucana (FPF) exigindo que seus próximos jogos pelo Campeonato Estadual sejam conduzidos por equipes de arbitragem de fora de Pernambuco e com o auxílio do árbitro de vídeo, o VAR. A declaração foi feita pelo diretor de futebol Allan Araújo nesta segunda, 27 de janeiro. Apesar do pedido, a FPF informou que não atenderá o pedido, dizendo que a solicitação "está fora de análise". 

O pedido aconteceu dois dias após o Santa Cruz se queixar de uma falha no clássico contra o Náutico, onde a árbitra Deborah Cecília não anulou o gol que deu a vitória ao time alvirrubro. A Federação inclusive reconheceu as falhas e afastou a juíza e o assistente José Romão. 

"A gente só solicitou arbitragem de fora e VAR para os demais jogos do Santa Cruz. A gente entende que é importante desenvolver, inclusive o quadro de árbitro, incentivar mais formação, eventualmente mais profissionalização, porque todo mundo ou é Uber, ou é professor, é não sei o quê. Então, é um nível sofrível mesmo. Se você sabe que tem essa limitação do seu quadro de arbitragem, como você pode prescindir de usar tecnologia? É um negócio impensável"

Allan Araújo reconheceu que o pedido gerará mais custos para a Federação, mas seguiu firme na apelação, pois segundo ele, o Santa Cruz vem sofrendo com recorrentes falhas de arbitragem. 

"Eu não quero ser beneficiado, eu quero não perder o trabalho da semana toda, do mês todo, do semestre todo, do ano todo, por causa de uma situação dessas"

Veja Também

Arbitragem afastada

A Comissão Estadual de Árbitros de Futebol de Pernambuco (Ceaf-PE) reconheceu, em nota oficial divulgada neste domingo, 26 de janeiro, um erro de arbitragem que marcou o Clássico das Emoções entre Náutico e Santa Cruz, realizado no sábado, 25 de janeiro, pela quarta rodada do Campeonato Pernambucano 2025.

O episódio ocorreu no segundo gol do Náutico, quando um toque de mão de Bruno Mezenga passou despercebido pela equipe de arbitragem, desencadeando o passe para Paulo Sérgio marcar o gol.

A falha foi classificada pela Ceaf/PE como um equívoco técnico que deveria ter sido evitado. Segundo a análise divulgada, caberia ao assistente 1, José Romão da Silva Neto, identificar e sinalizar a infração, auxiliando a árbitra principal, Deborah Cecília.

Como consequência, ambos os profissionais foram afastados de suas funções por tempo indeterminado, com o objetivo de participarem de programas de estudo e recondicionamento técnico.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:10, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Seleção Brasileira Campeã de 1958.
Especial Copas

Curiosidades e bastidores que marcaram a conquista do primeiro título mundial do Brasil em 1958

Da estreia de Pelé e Garrincha à inovação tática do 4-2-4, veja os fatos que consagraram a Seleção Brasileira na Suécia.

Sport faz o dever de casa e confirma favoritismo contra o Retrô ao vencer jogo da ida por 1 a 0
Pernambucano

Sport faz o dever de casa e confirma favoritismo contra o Retrô ao vencer jogo da ida por 1 a 0

O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.

Internacional x Palmeiras se enfrentam em momento diferentes no Brasileirão.
Futebol

Internacional x Palmeiras: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.

mais notícias

+

Newsletter