Pernambuco, 27 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

RONALDO FENÔMENO anuncia candidatura a presidência da CBF: 'Necessidade de mudança'

O ex-jogador precisa do apoio de pelo menos quatro federações estaduais e de quatro clubes para se candidatar à eleição que está prevista para acontecer entre março de 2025 e março de 2026.

Cami Cardoso

17 de dezembro de 2024 às 13:28   - Atualizado às 13:46

Ronaldo Fenômeno.

Ronaldo Fenômeno. Foto: Divulgação

Depois de expressas em algumas oportunidades a intenção de presidir a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ronaldo Fenômeno afirmou, em entrevista ao GE, que vai começar uma campanha para tentar concretizar esse desejo. O ex-jogador precisa do apoio de pelo menos quatro federações estaduais e de quatro clubes para se candidatar à eleição que está prevista para acontecer entre março de 2025 e março de 2026.

Para conseguir esse apoio, Ronaldo disse que vai começar a viajar pelo Brasil para se apresentar como candidato e iniciar esses contatos. "Esse anúncio é justamente para isso, para mandar uma mensagem aos presidentes de federações de clubes de que eu sou um candidato à presidência da CBF, tenho planos incríveis, e antes de que qualquer um se comprometa com seu voto, eu gostaria de ter uma conversa pessoal com cada um. Vou rodar o Brasil para sentir isso de cada um", explicou ao GE.

Atuando como empresário desde que parou de jogar, ele afirmou que deseja colocar o futebol brasileiro no topo novamente. "Eu tenho centenas de motivações, mas a maior delas é voltar com o respeito do futebol brasileiro a nível mundial. O que mais acontece comigo nas ruas são as pessoas parando e pedindo para eu voltar a jogar, porque a situação da Seleção não é das melhores neste momento, tanto dentro de campo quanto fora", disse.

Ronaldo ainda contou que tem negociações para vender o Real Valladolid, da Espanha, para se dedicar à corrida eleitoral. Ele disse estar "100% preparado e motivado" para esse desafio, e que tem a intenção de conversar com ex-atletas e "lendas do futebol" durante sua possível gestão para tornar a CBF a empresa "mais amada do Brasil".

O desejo de Ronaldo de ser presidente da CBF não é novidade e já repercutiu no meio do futebol. Dunga, que já treinou a seleção brasileira, afirmou que é preciso "avaliar o trabalho que ele fez no Cruzeiro e no Valladolid", e não escolhê-lo apenas pelo nome.

O ex-jogador Kaká disse que precisa ver os planos de Ronaldo antes avaliar a candidatura. "Não gostaria de falar sobre isso, não sei o que está acontecendo. Se ele falou que quer, então vou ver quais são as ideias e as propostas dele para depois falar algo mais certo sobre isso", afirmou Kaká durante leilão promovido por Ronaldo e a Fundação Fenômenos em novembro deste ano.

Veja Também

O ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, por sua vez, foi mais contundente. Ele, que também já havia manifestado o desejo de presidir a CBF, disse que não iria competir com Ronaldo e que o empresário tem seu apoio.

O atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, tem o período de ano para convocar uma nova eleição entre março de 2025 e março de 2026, quando termina o seu mandato. As federações dos 26 estados e a do Distrito Federal têm voto com peso três, enquanto os 20 clubes da Série A têm voto com peso dois e, por fim, os 20 clubes da Série B têm voto com peso um.

Estadão Conteúdo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:36, 27 Abr

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Mirela e Justino Pedro
Atletismo

Pernambucana Mirela Saturnino assume liderança do ranking brasileiro de maratona

Atleta da APA Petrolina concluiu a prova com o tempo de 2h38min30s, ficando na 12ª colocação geral.

Treino no CT do Clube Náutico Capibaribe
Futebol

Pressionado, Náutico visita o Athletic em Minas Gerais para encerrar série negativa

Timbu tenta se afastar do Z-4 em duelo contra o carrasco do Sport; confronto marca encontro entre Hélio dos Anjos e o técnico Alex.

Santa Cruz vence o Decisão e avança para as semifinais.
Serie C

Santa Cruz perde para o Amazonas em casa e crise aumenta com pressão sobre Claudinei Oliveira

Com gol de Schiapacasse e expulsão de William Balotelli, Cobra Coral sofre primeiro tropeço na Arena de Pernambuco.

mais notícias

+

Newsletter