Pernambuco, 15 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STJD classifica provas de manipulação de resultados como "imprestáveis" e pede multa para dono do Botafogo

John Textor disse ter provas de que os jogos do Campeonato Brasileiro estariam sendo manipulados e as apresentou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Cami Cardoso

05 de julho de 2024 às 18:15   - Atualizado às 18:18

John Textor.

John Textor. John Textor.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concluiu, nesta sexta-feira, o inquérito sobre a manipulação de resultados a fim de apurar as denúncias do dono da SAF do Botafogo, John Textor. O relatório conclusivo, que conta com mais de 50 páginas, indica como "imprestáveis" as provas apresentadas pelo empresário americano contra atletas, clubes e árbitros.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Esportes no seu celular

O documento foi presidido pelo auditor do Pleno, Mauro Marcelo de Lima e Silva. A conclusão foi encaminhada para a Procuradoria da Justiça Desportiva. Durante o inquérito, John Textor apresentou as "provas irrefutáveis" que alegava possuir. Após análise, o auditor processante concluiu que as denúncias configuravam em ilícitos desportivos contra sete entidades desportivas, nove atletas e nove árbitros.

Diante da conclusão, o auditor sugere uma suspensão de seis anos e a aplicação de uma multa ao empresário americano de R$ 2 milhões. As sanções seriam as maiores já propostas na história do STJD.

Textor disse ter provas de que jogos do Campeonato Brasileiro estariam sendo manipulados e as apresentou ao STJD. De acordo com o relatório no site da entidade, sem apresentar provas e com base em uma empresa de inteligência artificial, ele publicou texto em abril afirmando que o jogo entre Palmeiras e São Paulo, realizado em outubro de 2023, foi manipulado por ao menos cinco jogadores do São Paulo.

O inquérito foi aberto após os episódios, a partir do pedido da Procuradoria Geral da Justiça Desportiva, do Palmeiras, do São Paulo, do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo e da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol para a investigar as alegações de manipulação feitas pelo dirigente do Botafogo.

Estadão Conteúdo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:29, 15 Set

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

CRB venceu Sport na Ilha do Retiro no primeiro turno.
Tabu

CRB defende retrospecto positivo contra o Sport no Rei Pelé; veja os números

Galo está invicto nos últimos cinco encontros com o Leão em Maceió e tenta usar histórico recente como trunfo na briga pelo G-6 da Série B.

Vasco enfrenta o Santa Fé pela Copa Sulamericana.
Duelo

Vasco x Santa Fe: onde assistir ao vivo, horário e escalações pela Sul-Americana

Cruz-Maltino e equipe colombiana decidem nesta terça-feira quem avança à semifinal da Copa Sul-Americana, após empate sem gols na partida de ida.

Escolinha de Futsal em Olinda
Projeto

Prefeitura de Olinda abre inscrições para escolinhas esportivas gratuitas; saiba como se inscrever

As atividades são destinadas a jovens de 7 a 17 anos, com opções de turmas nos turnos da manhã e da tarde

mais notícias

+

Newsletter