Pernambuco, 08 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra prestigia final da X1 Brazil na Arena de Pernambuco: "Não poderia ser em outro lugar"

Com um público de mais de 11 mil pessoas, o evento contou com apoio institucional do Governo do Estado.

Redação

08 de fevereiro de 2026 às 12:25   - Atualizado às 12:29

Raquel Lyra na final da X1 Brazil.

Raquel Lyra na final da X1 Brazil. Foto: Hesíodo Góes/Secom

A governadora Raquel Lyra prestigiou, neste sábado, 7 de fevereiro, a final do X1 Brazil, realizada na Arena de Pernambuco, evento que marcou um capítulo histórico para o esporte nacional ao levar, pela primeira vez, a modalidade para dentro de um estádio de futebol.

A competição reuniu 32 dos principais atletas do país, consolidando Pernambuco como palco de grandes eventos esportivos e de iniciativas que aliam esporte, inclusão social e geração de oportunidades para jovens talentos.

“A Arena de Pernambuco hoje é sede da final brasileira do X1, e é claro que não podia ser em outro lugar além daqui. Quem revelou esse esporte para o mundo agora é sede de um esporte que é inclusão, que traz a galera da periferia, que envolve a juventude, que permite a gente ter uma festa linda como essa. Viva o X1”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Com um público de mais de 11 mil pessoas, o evento contou com apoio institucional do Governo de Pernambuco. Para a diretora da Arena, missionária Michele Collins, a final teve também um forte simbolismo social.

Veja Também

“Estamos muito felizes em receber a final do X1 Brazil, permitindo que tantos jovens, principalmente da periferia, possam estar aqui, torcendo e vibrando. É muito bom trazer as pessoas para este espaço tão importante que é a Arena de Pernambuco”, afirmou.

A secretária de Esportes, Ivete Lacerda, ressaltou o crescimento da modalidade e o papel do Estado no fortalecimento do setor.

“O X1 vem crescendo bastante e hoje vemos isso aqui, em um sábado à noite, com a Arena cheia. O Governo do Estado vem impulsionando esse movimento de empoderamento do esporte e chega junto com programas como o Bolsa Atleta para fortalecer ainda mais”, destacou.

A decisão contou com jogos preliminares envolvendo atletas do ranking profissional do X1 Brazil e com a grande final entre o pernambucano Daniel Coringa e Berô Paraíba. O troféu foi recebido pelo atleta Berô. 

Segundo o presidente do X1 Brazil, Hugo Leonardo Loureiro, ter a Arena de Pernambuco como palco mostra o crescimento da modalidade.

“Hoje a transmissão da final foi feita para 8 países ao vivo. É um motivo de uma conquista muito grande porque conseguimos o nosso objetivo, que é tirar o X1 das comunidades e fazer com que ele seja uma ferramenta de transformação social na vida de muita gente”, afirmou.

Também estavam presentes no evento o deputado estadual Pastor Cleiton Collins; os secretários estaduais de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, e de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba; o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral; e o vereador do Recife, Alef Collins.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:47, 08 Out

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bruno Becker, presidente do Náutico.
Indeferido

Justiça nega pedido de liberação de R$ 35 milhões para o Náutico; clube se posicione

Valor está depositado em juízo desde a rescisão do contrato com o Consórcio Arena Pernambuco e seria utilizado pelo clube para quitar dívidas.

Cristiano Ronaldo e Messi foram os dois maiores do futebol nos últimos 20 anos.
Respeito

Cristiano Ronaldo manda mensagem para Messi após despedida da Argentina: "Todo o meu respeito"

Português parabenizou o craque argentino após o último jogo do camisa 10 pela Albiceleste e destacou a história construída pelo rival.

Flamengo terá camisa contra proibição de Bets.
Declaração

Flamengo usará frase contra MP das bets em jogo com Santos: "proibir não é proteger"

Rubro-Negro levará mensagem ao uniforme em protesto contra medida que proibiu apostas de quota fixa no Brasil.

mais notícias

+

Newsletter