Patinação feminina nos Jogos de Inverno: confira a programação completa e onde assistir ao vivo Foto: iskating_pt
Tricampeã mundial e bronze na última edição dos Jogos Olímpicos, a japonesa Sakamoto Kaori chegou a Milano Cortina 2026 em busca do único título que ela ainda não tem: o ouro Olímpico no individual feminino da patinação artística.
Ela enfrentará uma acirrada competição com as companheiras da seleção do Japão, Chiba Mone e Nakai Ami, assim como Alysa Liu, dos Estados Unidos, que conquistou o Campeonato Mundial 2025 e a final do Grand Prix.
Companheira de Liu nos EUA, Amber Glenn também pode desafiar as favoritas, assim como Adeliia Petrosian (AIN) A competição feminina será, em grande parte, uma grande disputa entre Japão contra Estados Unidos, mas com possibilidades de surpresas.
Na final do Grand Prix, em dezembro, as seis competidoras eram ou japonesas ou americanas.
Liu ganhou a competição, assim como havia feito no Campeonato Mundial de Patinação Artística Boston 2025, no último mês de março.
Mas, apesar das impressionantes credenciais da americana, Sakamoto desponta como a principal favorita em Milão. A tricampeã mundial ganhou os dois segmentos femininos na competição por equipes, ao superar tanto Liu quanto Glenn.
Glenn pode se candidatar ao pódio também, mas há questões que pairam sobre sua capacidade de corresponder no momento principal. A campeã da final do Grand Prix 2024 tem enfrentado a falta de consistência ao longo da carreira. No início destes Jogos, Glenn terminou em terceiro na patinação livre do evento por equipes.
As compatriotas também não devem ser descartadas: Chiba é a atual medalhista de bronze no Mundial, enquanto Isabeau Levito, dos Estados Unidos, ganhou a prata em 2024.
Nakai é a novata na cena, depois de ascender do 15° lugar no campeonato nacional do Japão em 2024/2025 para obter sua vaga em Milão depois de uma temporada estelar em 2025/2026, que inclui uma vitória no Grand Prix da França.
Se há lugar para um palpite no evento feminino: Petrosian é aquela em quem se deve ficar de olho.
A jovem de 18 anos está competindo como atleta individual neutra, depois de assegurar seu lugar nos Jogos Olímpicos ao vencer o torneio Skate to Milano, em setembro de 2025. Petrosian pode ser a única patinadora na competição a executar um salto quádruplo.
Na competição feminina da patinação artística, as patinadoras se apresentam no programa curto, com elementos técnicos obrigatórios, e na patinação livre, também com elementos técnicos obrigatórios, mas com mais liberdade na execução.
Os dois programas são acompanhados por músicas escolhidas pelas próprias patinadoras.
As pontuações de cada prova são decididas por um painel de dois especialistas técnicos e um controlador, que determinam o nível de execução dos elementos técnicos apresentados pelas patinadoras. A qualidade de execução e outros elementos artísticos, como a interpretação, são decididos por um painel de nove juízes.
A soma das pontuações determina o vencedor no final das duas sessões.
Horários de Brasília. Sujeito a mudanças.
No Brasil, os Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026 são transmitidos pelo Grupo Globo e pela Cazé TV.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Olympics
2
3
4
19:01, 17 Fev
28
°c
Fonte: OpenWeather
A confusão começou depois que Vini Jr marcou um gol para abrir o placar para o Real Madrid, no Estádio da Luz, em Lisboa.
A publicação foi feita nas redes sociais do clube português, que tem desenhada, de forma bem discreta, três macacos em uma faixa.
Clube paraense conversa com representantes do meia inglês de 31 anos e tenta viabilizar acordo para a temporada 2026.
mais notícias
+