Náutico x Sport fazem clássico de número 570 no domingo (18), às 18h. Foto: Gabriel França / Náutico e Paulo Paiva / Sport Recife
Centenário e com mais de 500 jogos, Náutico e Sport se preparam mais um grande clássico pela frente. No domingo, 18 de janeiro, os clubes se enfrentam nos Aflitos, às 18h, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Pernambucano. O primeiro duelo entre as equipes foi disputado em 1909, porém, só recebeu a alcunha de "Clássico dos Clássicos" em 1940 por um extinto jornal pernambucano.
O nome de Clássico dos Clássicos surgiu em 1940, pela última rodada do estadual, quando o Jornal Pequeno, tradicional e extinto do Recife, chamou a partida desta forma: "O jogo que vão realizar, amanhã, à tarde, no estádio da Ilha do Retiro, as equipes do Náutico e do Esporte, é dos mais tradicionais da capital. Podemos dizer que se trata do primeiro clássico do futebol pernambucano”.
Vale lembrar que, o Diário de Pernambuco, em 1945, tambem utiliou a alcunha que é conhecida até hoje para o duelo entre o Timbu e Leão.
"A cidade esportiva está em festa! A realização, amanhã, do Clássico dos Clássicos. No monumental estádio da Ilha do Retiro será jogada amanhã o último Náutico x Esporte da temporada, que promete constituir um espetáculo empolgante. Em todos os tempos alvirrubros e rubro-negros se defrontaram com admirável galhardia, lutando bravamente, sem esquecer o espírito de cavalheirismo aos jogos esportivos", Diário de Pernambuco.
O intuito era dar um nome original para a partida entre Náutico x Sport, pois, antes, no início da vida deste duelo, algumas alcunhas de fora eram usadas, como: "Fla-Flu pernambucano".
De acordo com sites de pesquisa, Timbu e Leão já se enfrentaram em 569 oportunidades, onde o rubro-negro conquistou 218 vitórias, o alvirrubro saiu vitorioso em 188 partidas e ainda houveram 163 empates.
Se o recorte do história for válido apenas para duelos pelo Campeonato Pernambucano, são 415 jogos, com 138 vitórias do Timbu, 111 empates e 157 triunfos do Leão.
Neste ano, pela primeira vez desde 2022, os clubes voltam a se enfrentar além do Campeonato Pernambucano, os dois times também estarão presentes no Campeonato Brasileiro da Série B.
Desta forma, no mínimo, Náutico e Sport vão duelar três vezes no decorrer do ano. Uma pela Pernambucano, podendo ser mais a depender da classificação no estadual, e duas na Série B, com jogos de ida e volta.
2
3
09:09, 24 Fev
28
°c
Fonte: OpenWeather
Náutico e Sport disputam o título estadual, mas regulamento não prevê bônus financeiro ao campeão.
O valor da multa será destinado à ONG Rendar, que cuida de mulheres em situação de vulnerabilidade na região de Bragança Paulista.
O Camisa 10 teve desempenho discreto, acumulando números abaixo do esperado e virou alvo de críticas após queda do Peixe.
mais notícias
+