Náutico x Santa Cruz pela Semifinal do Campeonato Pernambucano 2026 Rafael Vieira/ CNC
O Náutico largou na frente na disputa por uma vaga na grande final do Campeonato Pernambucano. Com um gol de Paulo Sérgio ainda no primeiro tempo, o Timba controlou as ações, pressionou o adversário e soube sofrer quando necessário.
Apesar da superioridade na etapa inicial, a equipe comandada por Hélio e Guilherme dos Anjos voltou para o segundo tempo sob forte pressão do Santa Cruz e ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti, mas conseguiu segurar o resultado e deixou a Arena de Pernambuco com a vantagem no confronto.
A partida ficou marcada pela atuação dos goleiros. Pelo lado do Náutico, Muriel precisou deixar o campo ainda no primeiro tempo. Aos 30 minutos, o arqueiro sentiu a coxa sozinho e pediu substituição imediata. Após atendimento, foi substituído por Gastón Guruceaga, que entrou na vaga.
Já pelo lado do Santa Cruz, Rokenedy foi o nome da partida. Apesar da derrota, o goleiro fez defesas importantes ao longo dos dois tempos, fechou o ângulo em chances claras e ainda defendeu a cobrança de pênalti de Paulo Sérgio, evitando um placar mais elástico do Timba.
O clássico também registrou episódios de indisciplina nas arquibancadas. Durante o segundo tempo, copos foram arremessados no gramado em diferentes momentos da partida. Um deles caiu próximo ao árbitro, outro em direção ao banco de reservas do Náutico e um terceiro foi lançado durante um ataque de Paulo Sérgio. A arbitragem relatou as ocorrências e o jogo precisou ser paralisado brevemente.
Com o resultado, o Náutico leva a vantagem para o confronto decisivo e joga por um empate para garantir vaga na final do Campeonato Pernambucano. O Santa Cruz precisará vencer para reverter o cenário e seguir vivo na competição.
O Náutico começou mais ligado. Logo no primeiro minuto, levou perigo em bola parada, obrigando Rokenedy a fazer a primeira defesa da noite. Aos quatro, um vacilo da defesa tricolor quase terminou em gol, mas o goleiro do Santa Cruz conseguiu se recuperar. Aos sete, falta perigosa em Paulo Sérgio na entrada da área já mostrava que o Timbu rondava o ataque.
O Santa Cruz chegou a balançar as redes aos 12 minutos, com Quirino, mas o lance foi anulado por impedimento. O VAR revisou a jogada e manteve a decisão de campo. Aos 18, o Náutico foi recompensado pela insistência. Após bola levantada na área, Rokenedy afastou parcialmente e, no rebote, Paulo Sérgio arriscou de fora da área. A finalização bateu no travessão antes de morrer no fundo das redes.
O Timbu seguiu melhor até o fim do primeiro tempo. Ainda criou novas oportunidades e só não ampliou graças às intervenções de Rokenedy. O Santa Cruz quase empatou nos acréscimos, após erro na saída de bola alvirrubra.
Na volta do intervalo, o Tricolor pressionou nos primeiros minutos. Paulo Sérgio quase marcou o segundo logo aos dois, mas parou novamente em Rokenedy. O Santa cresceu na partida, equilibrou as ações e levou perigo, principalmente em jogadas com Vitinho.
Aos 37 minutos, após checagem do VAR em falta de Matheus Vinícius sobre Dodô, o árbitro marcou pênalti para o Náutico e aplicou cartão amarelo ao defensor. Paulo Sérgio foi para a cobrança, mas Rokenedy defendeu e manteve o Santa Cruz vivo na partida. Nos minutos finais, o Tricolor voltou a pressionar, mas não conseguiu o empate, mesmo com sete minutos de acréscimos.
2
4
22:06, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+