Segundo o presidente da Federação, Evandro Carvalho, a liberação depende de avaliação do poder público para decidir se haverá a presença de torcidas visitantes.
ILHA DO RETIRO. Fotos: Igor Cysneiros/ SCR
A presença de torcedores das duas equipes está garantida no clássico entre Náutico e Santa Cruz, que será disputado nos Aflitos. No entanto, os demais confrontos entre os grandes clubes pernambucanos ainda não têm essa mesma definição. Os jogos entre Sport e Santa Cruz, no Arruda, e Sport e Náutico, na Ilha do Retiro, dependerão de avaliação do poder público para decidir se haverá permissão para torcidas visitantes.
De acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, a decisão sobre a presença de duas torcidas será tomada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado de Pernambuco. “Cada clássico é avaliado pela segurança pública”, afirmou o dirigente em contato com a imprensa.
A implementação de torcida única nos últimos anos tem sido uma tentativa de minimizar a violência associada aos jogos, especialmente em partidas de grande rivalidade, onde os confrontos entre membros de torcidas organizadas têm sido recorrentes. Essa medida busca evitar tumultos e agressões nas proximidades dos estádios, mas enfrenta limitações práticas.
Especialistas apontam que, embora a torcida única reduza problemas imediatos nas imediações das arenas, ela não tem sido suficiente para conter os conflitos, que frequentemente ocorrem em locais afastados dos jogos, como estações de metrô, terminais rodoviários e ruas da Região Metropolitana do Recife.
A decisão final sobre a presença de torcedores rivais nos próximos clássicos será uma prova do equilíbrio necessário entre segurança e a manutenção da atmosfera tradicional do futebol pernambucano, que historicamente sempre contou com a participação apaixonada das duas torcidas nos estádios.
Festa liberada! O primeiro clássico do Campeonato Pernambucano 2025 acontecerá no próximo sábado, 25 de janeiro, no estádio dos Aflitos, e segundo a informação divulgada pelo repórter João Victor Amorim, e apurada pelo NE45, o duelo terá a presença das duas torcidas. Segundo o site, o próprio presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, confirmou a liberação da torcida visitante.
Essa será a primeira vez, desde a temporada 2019, que o Estádio dos Aflitos receberá um Clássico das Emoções com a presença das duas torcidas. Na época, os clubes se enfrentaram numa partida válida pela Série C do Campeonato Brasileiro, e o resultado foi um 3 a 1 para os donos da casa.
3
16:05, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.
Série invicta é a maior do clube no clássico desde a década de 1950. Em 2026, o Timbu venceu o rival duas vezes.
Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.
mais notícias
+