Filipe Luís é o novo técnico do Mônaco para temporada. Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
A aposta do Monaco em Filipe Luís parece ser maior do que se imaginava. Próximo de ser anunciado como novo treinador do clube francês, o ex-comandante do Flamengo pode gerar um custo extra aos cofres da equipe do Principado antes mesmo de estrear oficialmente à beira do gramado.
Segundo informações divulgadas pela emissora Sky Sport, da Alemanha, Filipe Luís ainda não possui a licença UEFA Pro, certificação obrigatória para comandar equipes nas principais competições europeias. Mesmo diante do entrave burocrático, o Monaco estaria disposto a bancar eventuais punições financeiras para garantir a presença do brasileiro no cargo.
De acordo com a reportagem, as multas podem chegar a aproximadamente R$ 160 mil por partida enquanto a situação não for regularizada junto às entidades responsáveis. Em algumas publicações da imprensa europeia, o valor citado é de 25 mil euros por jogo, quantia que gira em torno de R$ 146 mil na cotação atual.
A questão da licença não é novidade nos bastidores do futebol europeu. Ainda segundo a Sky Sport, o Bayer Leverkusen avaliou a contratação de Filipe Luís para a próxima temporada, mas a necessidade de resolver a situação documental foi considerada um fator que dificultou o avanço das negociações.
O treinador possui a licença da Conmebol, mas a UEFA exige um período mínimo de experiência profissional para que o documento seja reconhecido automaticamente como equivalente à UEFA Pro. Filipe Luís soma cerca de um ano e meio de trabalho como técnico principal, período considerado insuficiente para o reconhecimento imediato da licença europeia.
Apesar do possível custo adicional, o Monaco enxerga Filipe Luís como uma peça importante para o futuro do clube. A negociação foi conduzida pelo diretor esportivo brasileiro Thiago Scuro, que tem forte influência no projeto esportivo da equipe francesa. O acordo entre as partes deve ser válido até 2028.
3
4
00:02, 05 Ago
24
°c
Fonte: OpenWeather
Torcedora do clube paraense, a parlamentar classificou o comportamento do atacante como "arrogância pura".
Camisa 10 já está em Belém, integra a delegação do Santos e deve iniciar a decisão das oitavas da Copa do Brasil entre os titulares.
Ex-Seleção Brasileira Sub-20 afirma que confiança da diretoria foi decisiva para acertar com o clube pernambucano.
mais notícias
+