Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Soberba clubística": jornalista da Band critica Flamengo por pedido à ONU

Nesta semana, o clube carioca enviou uma pedição à Organização das Nações Unidas para que a Nação Rubro-Negra, seja reconhecida como a primeira "Nação simbólico-cultural" do planeta.

Cami Cardoso

10 de setembro de 2025 às 13:59   - Atualizado às 14:20

"Soberba clubística": jornalista da Band critica Flamengo por pedido à ONU

"Soberba clubística": jornalista da Band critica Flamengo por pedido à ONU Fotos: Reprodução / BandSports e Divulgação / Flamengo

O jornalista da Band, Arnaldo Ribeiro, criticou a atitude do Flamengo de enviar uma petição à ONU solicitando que sua torcida seja reconhecida oficialmente como uma nação. Para ele, a iniciativa do clube carioca revela soberba.

“Essa coisa de se sentir maior do que os outros. Uma certa soberba clubística que não é mensurada apenas pelo número de torcedores. Eu nunca entendo quando o clube toma esse tipo de iniciativa de se separar e se tornar algo não admirado pelos demais. Isso afasta outras pessoas”, afirmou.

Petição do Flamengo

O Flamengo quer que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheça oficialmente a Nação Rubro-Negra, como a primeira "Nação simbólico-cultural" do planeta. O anúncio do pedido foi feito por meio de um pronunciamento oficial feito pelo ídolo do clube Zico, nesta terça-feira, 9 de setembro. O clube carioca justifica que se fossem um país, teriam a 36ª maior população do mundo. 

"Se fôssemos um país, seríamos a 36º população do planeta. Somos 45 milhões, unidos pela mesma bandeira, com heróis, costumes e tradições que atravessam gerações. O Flamengo não é um clube, é um povo. E merece ser reconhecido pelo que realmente é: uma Nação. Vamos levar à Organização das Nações Unidas (ONU) uma petição para que a Nação Rubro-Negra receba o título de primeira Nação simbólico-cultural do Mundo... Pleiteamos que a ONU reconheça que existe uma Nação que se forma não pela geografia, mas pelo sentimento coletivo"

Os torcedores podem participar da campanha assinando a petição digital, para isto basta acessar o link https://peticao.flamengo.com.br/. Até o momento em que esta matéria está sendo produzida, mais de 57 mil assinaturas já foram coletadas. 

Veja Também

Leia o pronunciamento de Zico:

"Senhoras e senhores, hoje estou aqui não apenas como ídolo do Flamengo, mas como porta-voz de uma identidade que vai muito além do esporte, a Nação Rubro-Negra. E faço isso porque o Flamengo não é apenas um time de futebol ou uma potência esportiva. O Flamengo é uma Nação.

 

Se fôssemos um país, teríamos a 36ª maior população do mundo. Somos mais de 45 milhões de pessoas unidas sob uma mesma bandeira, por uma mesma cultura e por um mesmo sentimento que atravessa gerações.

 

Por isso, venho em nome da Nação Rubro-Negra, declarar a intenção oficial do Flamengo em ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas como a primeira Nação simbólico-cultural do planeta.

Sim, a Nação quer ser reconhecida oficialmente como uma Nação. Pleiteamos que a ONU reconheça que existe uma Nação que se forma não pela geografia, mas pelo sentimento coletivo. Uma Nação que tem sua música, histórias, heróis, costumes, tradições e, principalmente, um povo espalhado por todo o planeta.

 

Se você apoia a nossa causa, assine a petição para que a ONUA conceda à Nação Rubro-Negra o status de primeira Nação simbólico-cultural do mundo. Saudações rubro-negras".

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:27, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Como os atletas pilotam o trenó de skeleton nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026?
Esportes

Como os atletas pilotam o trenó de skeleton nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026?

Junto ao trenó de mais de 30 quilo, o atleta literalmente se joga de cabeça para encarar uma descida que chega a passar dos 120km/h.

Seleção Brasileira Campeã de 1958.
Especial Copas

Curiosidades e bastidores que marcaram a conquista do primeiro título mundial do Brasil em 1958

Da estreia de Pelé e Garrincha à inovação tática do 4-2-4, veja os fatos que consagraram a Seleção Brasileira na Suécia.

Sport faz o dever de casa e confirma favoritismo contra o Retrô ao vencer jogo da ida por 1 a 0
Pernambucano

Sport faz o dever de casa e confirma favoritismo contra o Retrô ao vencer jogo da ida por 1 a 0

O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.

mais notícias

+

Newsletter