Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Palmeiras pode ser punido pela Conmebol por mais um ato racista na Libertadores

Durante partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos, um torcedor palmeirense é pego fazendo gestos e chamando os paraguaios de "índios". Este é o quarto caso de abertura disciplinar na atual edição da competição.

Eduarda Queiroz

10 de abril de 2025 às 16:35   - Atualizado às 17:04

Torcedor do palmeiras fazendo gestos.

Torcedor do palmeiras fazendo gestos. Foto: Reprodução

A Conmebol abriu um procedimento disciplinar nesta quinta-feira, 10 de abril, para apurar um insulto racista de um palmeirense contra torcedores do Cerro Porteño. Os times se enfrentaram nesta quarta, no Allianz Parque, em partida da fase de grupos da Copa Libertadores, com vitória por 1 a 0 da equipe brasileira.

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver um torcedor palmeirense fazendo gestos racistas e chamando os paraguaios de "índios".

O processo para averiguação do caso foi aberto por iniciativa da Conmebol, que vai analisar o vídeo e pode punir o Palmeiras com multa ou outras medidas disciplinares

Em nota, o Palmeiras informou que trabalha na identificação do torcedor, que será bloqueado da plataforma de compra e excluído do programa de sócio-torcedor Avanti. Além disso, um Boletim de Ocorrência será registrado pelo clube.

"Não toleramos condutas preconceituosas, especialmente em nossa casa, e seguiremos empenhados em extirpar dos estádios sul-americanos toda e qualquer forma de discriminação", escreveu.

Veja Também

Este é o quarto caso de abertura disciplinar na atual edição da Libertadores. A Conmebol investiga o caso de um torcedor do Sporting Cristal que foi flagrado imitando macaco em direção à torcida do Palmeiras, na quinta-feira passada, 3 de abril.

Caso semelhante de discriminação contra brasileiros também aconteceu no duelo entre Talleres e São Paulo.

Recentemente, a Conmebol puniu o meia Pablo Ceppelini, do Alianza Lima, por xenofobia após o jogador chamar um torcedor adversário de "boliviano", em partida contra o Boca Juniors, em Buenos Aires.

A partida entre Palmeiras e Cerro Porteño ganhou contornos de tensão antes mesmo de a bola rolar.

Em março, o atacante Luighi foi alvo de insultos racistas em partida contra o time paraguaio pela Libertadores Sub-20. O episódio aumentou a cobrança dos clubes brasileiros por atitudes enérgicas da Conmebol contra os frequentes casos de discriminação racial em torneios sul-americanos.

Durante o evento que definiu os grupos da Libertadores, o presidente Alejandro Domínguez afirmou que a entidade se preocupa com o tema, mas o próprio precisou se desculpar horas depois por dizer que o torneio sem a presença dos brasileiros seria a mesma coisa que "Tarzan sem Chita".

Antes da partida desta quarta-feira (9), adesivos com o termo "Conmebol racista" foram colados na entrada do setor visitante do Allianz Parque. Com a bola rolando, Richard Ríos marcou ainda no primeiro tempo e garantiu a segunda vitória do Palmeiras na competição.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:26, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

El Atlético de Madrid goleó al Barcelona en la ida por 4-0.
CopadelRey

Barcelona x Atlético de Madrid: entradas desde 248 hasta 408 euros por una remontada casi imposible

El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.

Atlético de Madrid goleou o Barcelona na ida por 4 a 0.
Valores

Barcelona x Atlético de Madrid: ingressos para o jogo da volta chegam a custar mais de R$ 2.5 mil

No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter