Jogador acerta soco em adversário após suspeita de ter sido chamado de macaco. Foto: Reprodução
No último sábado, 4 de outubro, o jogo entre Batel e Nacional-PR, pela Taça FPF, terminou em confusão e denúncias de racismo. O zagueiro PV, do Nacional, acertou um soco no volante Diego, do Batel, aos 41 minutos do segundo tempo, após afirmar ter sido chamado de "macaco".
O árbitro Diego Ruan Pacondes da Silva seguiu o protocolo antirracismo da FIFA, cruzando os braços em “X”, gesto que simboliza a interrupção da partida por discriminação.
De acordo com relatos de campo, o episódio começou após uma falta de ataque. PV foi conversar com o árbitro e, em seguida, trocou palavras com dois jogadores do Batel, primeiro Luís Hyago, depois Diego. Minutos depois, o zagueiro partiu em direção ao volante e o atingiu no rosto. O golpe deixou Diego sangrando, e o atleta precisou de atendimento médico em campo. O jogo ficou paralisado por 17 minutos, até que uma nova ambulância chegasse ao estádio.
O árbitro expulsou PV por agressão física, mas registrou na súmula que o jogador havia denunciado injúrias raciais antes do lance. Após o ocorrido, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) emitiu nota condenando o racismo e informando que vai encaminhar as imagens ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR).
“Combater o racismo é um compromisso da Federação Paranaense de Futebol. Repudiamos o ocorrido na partida entre Batel e Nacional, em Guarapuava. O árbitro seguiu o protocolo global antirracismo da FIFA, com o gesto dos braços cruzados, sinalizando o ocorrido. Racismo não!”, destacou a entidade, que também reiterou sua oposição à violência no esporte.
O Batel também se posicionou oficialmente. O clube confirmou a demissão imediata de Diego, envolvido na confusão, e afirmou colaborar com as autoridades na apuração dos fatos.
“O atleta foi desligado das atividades e não integra mais o elenco profissional. O Batel reafirma seu compromisso com o respeito, a igualdade e os direitos humanos, repudiando veementemente qualquer forma de preconceito”, diz o comunicado.
Em uma publicação nas redes sociais, o zagueiro PV desabafou sobre o caso. Ele afirmou ter reagido após ser vítima de racismo e pediu justiça.
“Não sou a favor da violência, mas parece que só assim eles sentem na pele. Quem é da cor vai entender minha reação. Espero que a justiça seja feita”, escreveu o jogador, que encerrou o texto com a frase “Fogo nos racistas”.
Com a vitória por 1 a 0, o Batel garantiu a classificação na Taça FPF e eliminou o Nacional-PR da competição, mesmo com uma rodada ainda a ser disputada. O torneio, organizado pela Federação Paranaense de Futebol, vale vaga na Copa do Brasil de 2026 e conta com dez equipes, incluindo Athletico e Coritiba, que disputam a competição com elencos alternativos.
3
4
10:39, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+