Memphis Depay sobre na bola com os pés durante clássico paulista. Foto: Reprodução
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu um ofício nesta sexta-feira, 4 de abril, orientando a punição de jogadores que subirem com os dois pés na bola em campo como forma de provocação.
A medida, segundo a entidade, visa coibir atitudes que inflamem o ambiente das partidas e provoquem conflitos.
O documento foi encaminhado aos presidentes das federações estaduais e aos clubes do país. Nele, a CBF recomenda que, em casos como esse, o jogador receba cartão amarelo e que o árbitro marque tiro livre indireto.
A confederação afirma que esse tipo de lance “gera impactos negativos ao nosso esporte” e causa “transtorno no ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados”.
A decisão foi tomada após uma série de episódios semelhantes. Um dos mais recentes aconteceu na final do Campeonato Paulista deste ano, quando Memphis Depay subiu na bola durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, provocando uma confusão que terminou com as expulsões de José Martinez, do Corinthians, e Marcelo Lomba, do Palmeiras.
Em 2023, Soteldo protagonizou lance semelhante na vitória do Santos sobre o Vasco, pelo Brasileirão. O episódio gerou reação dos jogadores do time carioca, incluindo Vegetti e Rossi.
Mais recentemente, no fim de março, o atacante Ruan Pablo, do Bahia, foi advertido com cartão amarelo após subir na bola com os dois pés na vitória da Seleção Brasileira sobre a Bolívia, pelo Sul-Americano Sub-17.
A CBF justifica a orientação com base nas regras do futebol, especificamente no trecho que trata de “infrações por conduta antiesportiva”.
De acordo com a entidade, subir na bola se enquadra em comportamento que “mostra falta de respeito pelo futebol”.
Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), aumentou os salários pagos aos presidentes das federações estaduais.
Antes fixada em R$ 50 mil mensais, a remuneração passou para R$ 215 mil, um aumento de mais de 300%. A informação foi revelada pelo jornalista Allan de Abreu, da Revista Piauí.
A decisão acontece logo após a reeleição de Ednaldo Rodrigues para a presidência da CBF. O dirigente garantiu mais um mandato com 100% dos votos e segue no comando da entidade máxima do futebol brasileiro.
3
17:21, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
Neste ano, o Timbu venceu a Cobra Coral duas vezes, a primeira por 4 a 0 e a segunda por 1 a 0. Em ambos jogos, o alvirrubro foi visitante.
O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.
mais notícias
+