Evandro Carvalho, presidente da FPF, defende novo método no Brasileirão. Foto: Rafael Vieira / FPF
Novo regulamento no Brasileirão? Evandro Carvalho defende uma nova montagem da tabela e organização da Série A. Um dos pontos defendidos, foi o aumento de 20 para 24 clubes na disputa.
Em entrevista ao programa "Léo Medrado e os Traíras", o Presidente da Federação Pernambucana de Futebol revelou que "clubes como Paysandu, CSA, Sampaio Corrêa, esses clubes não poderiam nunca sair da Série B. Estes clubes teriam que estar na Série B, brigando para alcançar a Série A. E clubes como Sport, Náutico e Santa Cruz, teriam que estar na Série A, descendo para Série B e subindo, mas nesse perfil."
"Porque o futebol brasileiro foi criado a base de história, de bandeira, de grandeza, de capilaridade. Um clube de empresário, ele é bom para um futebol? É, por que ele aquece a economia... Mas nós temos que ter salva-guardas, eu acredito nisso piamente. Nós devemos ter steps de segurança que não permitisse. Qual é o sentido do Santos ou Internacional serem rebaixados? Para mim não faz sentido", disse Evandro.
Por fim, deixando mais claro, o presidente defende um aumento de clubes para Série A e Série B: "O futebol brasileiro tem 20 grandes equipes. 20 grandes clubes. Nós teríamos quatro vagas privativas para clubes ascendentes, na minha avaliação. São Retrô, Mirassol, Athletic... E vinte clubes ficariam fixos. E teria que ter na Série B a mesma coisa. 24."
Na manhã desta quarta-feira, 01 de outubro, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou alterações no calendário do futebol brasileiro, mudanças na Copa do Brasil e a criação de três competições regionais.
Samir Xaud, novo presidente da entidade, revelou que, a partir de 2026, a Copa Sul-Sudeste, a Copa Centro-Oeste e a Copa Norte começarão a serem disputadas.
No caso das Copas Centro-Oeste e Norte, os vencedores das copas se enfrentam em um duelo válido pela final da Copa Verde. Anteriormente, a Copa Verde era unificada e disputada com os clubes das duas regiões.
A partir de 2026, os campeonatos estaduais terão menos datas. Por exemplo, neste ano, o Campeonato Pernambucano teve sua final realizada no dia 02 de abril. No entanto, para o ano que vem, as competições devem ocorrer entre os dias 11 de janeiro a 8 de março. Ou seja, as confederações de cada estado não podem extrapolar essas datas limites, para que não haja complicação no decorrer das competições nacionais.
Sem dúvidas, a competição que passou por mais alterações foi a Copa do Brasil. O torneio terá uma mudança no número de participantes. Atualmente, a Copa Nacional conta com 92 clubes, para o ano que vem, serão 126. Em 2027, o total será de 128 clubes.
A final da Copa do Brasil será disputado no dia 06 de dezembro e ela irá encerrar o calendário brasileiro.
Vale lembrar que, a grande final será disputada em jogo único. A escolha do local, segundo o presidente da CBF, será em estado com fácil acesso para torcedores, com uma boa rede hoteleira, capacidade suficiente e segura para os torcedores das duas torcidas e com boa infraestrutura para a carga de pessoas.
Uma outra mudança é o tempo que será disputado a semifinal e a final. De uma fase para a outra, o tempo será de 30 dias, para que os torcedores das duas equipes possam se planejar para viajar, caso for necessário.
Uma outra alteração importante, é que todos os clubes da Série A 2026 estarão garantidos na Copa do Brasil e entrarão na quinta fase. As outras vagas serão diretamente dos campeonatos estaduais e os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D.
A partir de 2026, a Copa do Brasil terá a mudança de fases também. Veja como será:
A competição regional mais famosa e disputada do Brasil será disputada em dez datas. Entre os meses de março e junho. Porém, vale ressaltar, que haverá mudanças nas equipes participantes.
A partir da edição do ano que vem, os clubes que participarem da Copa Libertadores ou Sul-Americana não vão disputar o Nordestão. Ou seja, o Bahia, por exemplo, que provavelmente deve garantir uma vaga em alguam competição da Conmebol, não irá disputar a copa regional.
Outra mudança vem do números de clubes. Em 2025, foram 16 clubes, em 2026 serão 20.
A terceira divisão terá início no dia 05 de abril e o final em 25 de outubro. Foi especulado que a edição de 2026 teria um aumento de clubes, mas, não, continua os mesmos 20 clubes, porém, terão apenas dois rebaixados na próxima temporada.
Isso, pois, em 2027, aí sim, a competição terá um aumento de clubes. Serão 24, mas, continua com dois rebaiados. Apenas em 2028, já com um total de 28 clubes, haverá mais mudanças.
Em 2028, a Série C será dividida em dois grupos de 14 times, com jogos de ida e volta e serão seis clubes rebaixados.
Visto por muitos como a competição mais difícil do futebol brasileiro, a Série D terá um aumento de 64 participantes para 96.
2
3
4
02:02, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+