Pernambuco, 03 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Entenda o 'batismo' no avião da Seleção Brasileira antes da viagem para a Copa do Mundo

Ritual realizado por equipes de bombeiros chamou atenção antes do embarque da delegação comandada por Carlo Ancelotti rumo aos Estados Unidos.

Pedão Repórter

02 de junho de 2026 às 14:57   - Atualizado às 15:05

Avião da Seleção Brasileira sendo batizado antes de embarque.

Avião da Seleção Brasileira sendo batizado antes de embarque. Foto: Reprodução / Cazé TV

A viagem da Seleção Brasileira para os Estados Unidos, onde disputará a Copa do Mundo de 2026, foi marcada por uma cena que chamou a atenção de torcedores nas redes sociais.

Antes da decolagem da aeronave que transportou jogadores, comissão técnica e integrantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), dois caminhões do Corpo de Bombeiros lançaram jatos de água sobre o avião, formando um grande arco ao redor da aeronave. O momento ficou conhecido como o tradicional “batismo”.

Embora muitas pessoas tenham associado o ato exclusivamente à Seleção Brasileira, a prática é bastante comum no setor da aviação e acontece em diversas partes do mundo em ocasiões especiais.

O que significa o batismo de um avião?

O chamado "batismo" é uma homenagem realizada por equipes de bombeiros dos aeroportos. A tradição consiste em posicionar viaturas em lados opostos da pista e direcionar jatos de água para formar um túnel por onde a aeronave passa.

Historicamente, o ritual é utilizado para marcar eventos importantes, como voos inaugurais de companhias aéreas, aposentadorias de aeronaves, despedidas de tripulações ou missões consideradas especiais. No caso da Seleção Brasileira, o gesto simboliza votos de boa sorte para a delegação durante a disputa do Mundial.

Veja Também

Tradição já aconteceu em outras Copas

A homenagem não é inédita para a equipe nacional. Em outras edições da Copa do Mundo, a delegação brasileira também recebeu o chamado batismo antes de embarcar para o torneio.

Um dos exemplos mais conhecidos ocorreu em 2018, quando a Seleção deixou o Brasil rumo à Inglaterra para a fase final de preparação para a Copa da Rússia. Na ocasião, caminhões dos bombeiros também lançaram jatos de água sobre a aeronave como forma de desejar sucesso ao grupo comandado por Tite.

Brasil já está nos Estados Unidos

A delegação liderada por Carlo Ancelotti desembarcou nos Estados Unidos para dar sequência aos trabalhos de preparação para a Copa do Mundo. Antes da estreia no torneio, a equipe ainda terá compromissos de treinamento e um amistoso preparatório.

O Brasil fará sua estreia no Mundial diante de Marrocos, em 13 de junho. A expectativa da torcida é que o simbolismo do batismo seja apenas o primeiro passo de uma campanha que termine com a conquista do tão sonhado hexacampeonato mundial.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:26, 03 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Tricampeã pernambucana de taekwondo, Ana Beatriz, de 14 anos, busca apoio para disputa nacional
Solidariedade

Tricampeã pernambucana de taekwondo, Ana Beatriz, de 14 anos, busca apoio para disputa nacional

A expectativa é levar para Brasília a experiência acumulada nas competições estaduais e buscar a vitória para Pernambuco.

Escola Municipal onde aconteceu o ocorrido.
Luto

Menino de 11 anos morre após sofrer contusão na cabeça em escola de SP

Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte do estudante, que passou mal durante o período de aulas em uma escola municipal de Bertioga.

Sport foi campeão da Copa Pernambuco sub-15.
Leão

Sport segue intensificando preparação da base para Pernambucano sub-15 e Sub-20, de olho em estrelas

Categorias de base do Leão entram na reta final de treinamentos de olho no Estadual; Sub-15 busca o tricampeonato e Sub-20 aposta em elenco fortalecido.

mais notícias

+

Newsletter