Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"De Leão para Leão": Sport celebra escolha do novo papa

O cardeal americano Robert Francis Prevost foi eleito como sucessor de Francisco e adotou o nome Leão XIV.

Cami Cardoso

08 de maio de 2025 às 15:04   - Atualizado às 15:33

"De Leão para Leão": Sport celebra escolha do novo papa

"De Leão para Leão": Sport celebra escolha do novo papa Foto: Reprodução / Vaticano News

Na tarde desta quinta-feira, 8 de maio, a Igreja Católica anunciou o novo Papa. O cardeal americano Robert Francis Prevost foi eleito como sucessor de Francisco e adotou o nome Leão XIV ao assumir oficialmente o comando do Vaticano.

A escolha do nome papal repercutiu nas redes sociais, especialmente entre os torcedores do Sport. O clube, que tem um Leão como mascote, aproveitou a coincidência para saudar o novo líder da Igreja de forma bem-humorada e simbólica.

“De Leão para Leão, saudamos o novo Papa!”, publicou o Sport em seus canais oficiais, celebrando a escolha do nome pontífice.

— Sport Club do Recife (@sportrecife) May 8, 2025

Quem é o novo papa?

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito Papa nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, adotando o nome de Leão XIV. Ele se torna o 267º pontífice da Igreja Católica e o primeiro papa nascido nos Estados Unidos.

Veja Também

Nascido em 1955 em Chicago, em uma família de origens europeias, Prevost também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase duas décadas no país andino, onde iniciou a carreira como missionário agostiniano e chegou a bispo.

Apesar da proximidade do último papa, considerado progressista, ele tem formação em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, o que pode agradar setores da igreja que privilegiam uma abordagem centrada na teologia.

Além de prefeito dos bispos, Francisco também o nomeou presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, voltada ao estudo de questões referentes à vida e ao desenvolvimento da igreja na região.

Segundo reportagem do jornal The New York Times, Prevost foi elogiado por ter apoiado imigrantes venezuelanos e visitado comunidades remotas no Peru.

Por outro lado, expressou no passado visões menos acolhedoras do que as do papa Francisco em relação a pessoas LGBTQIA+ e, como bispo em Chiclayo, no Peru, se opôs a um plano do governo local para incluir ensinamentos sobre gênero nas escolas.

Foi também criticado por sua condução de casos em que padres foram acusados de abuso sexual. O jornal afirma que não teve sucesso em contactar o cardeal sobre as críticas.

Prevost comentou sobre a responsabilidade dos bispos na luta contra os abusos na igreja em uma entrevista ao Vatican News, em 2023.

"Não podemos fechar o coração, a porta da Igreja, às pessoas que sofreram por abusos. A responsabilidade do bispo é grande e acho que ainda temos que fazer esforços consideráveis para responder a esta situação que causa tanta dor na Igreja", disse.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:02, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Náutico não perde o Santa Cruz nos Aflitos desde 2017.
Rivalidade

Dentro dos Aflitos, Náutico carrega invencibilidade de quase uma década contra o Santa Cruz; confira

Neste ano, o Timbu venceu a Cobra Coral duas vezes, a primeira por 4 a 0 e a segunda por 1 a 0. Em ambos jogos, o alvirrubro foi visitante.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

mais notícias

+

Newsletter