Pernambuco, 05 de Novembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CBF promove evento em Pernambuco voltado para capacitação de árbitros de futebol

O projeto segue com atividades nesta sexta-feira (10) e sábado (11), no Centro de Treinamento do Retrô, com treinamentos práticos, análise de imagens em tempo real e aprofundamento técnico dos conteúdos trabalhados em sala.

Cami Cardoso

10 de abril de 2026 às 12:01   - Atualizado às 12:19

CBF promove evento no Recife voltado para capacitação de árbitros de futebol

CBF promove evento no Recife voltado para capacitação de árbitros de futebol Foto: Divulgação

A abertura do projeto Arbitragem Sem Fronteiras, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em parceria com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), marcou o início de uma intensa programação de capacitação para árbitros nessa quinta-feira, 9 de abril, no auditório da entidade estadual, no Recife.

O primeiro dia reuniu árbitros do quadro local e integrantes da Comissão Nacional de Arbitragem, dando início a um ciclo de formação voltado à padronização de decisões e ao aprimoramento técnico dos profissionais.

A programação teve início às 14h, com a solenidade de abertura, seguida por uma sequência de conteúdos técnicos fundamentais para a atuação em campo.

O primeiro tema abordado foi o controle de jogo, com foco na gestão de partidas, leitura de cenário e posicionamento disciplinar da arbitragem. Em seguida, os participantes acompanharam o módulo sobre disputas, com análise de lances e critérios de interpretação em situações de contato físico.

Após o intervalo, a capacitação foi retomada com o tema faltas táticas, destacando aspectos estratégicos das infrações e sua influência no andamento das partidas. Encerrando o dia, o módulo sobre mãos trouxe atualizações e alinhamentos sobre um dos pontos mais sensíveis e debatidos da arbitragem moderna.

O projeto segue com atividades nesta sexta-feira (10) e sábado (11), no Centro de Treinamento do Retrô, com treinamentos práticos, análise de imagens em tempo real e aprofundamento técnico dos conteúdos trabalhados em sala.

Veja Também

A iniciativa reforça o compromisso da CBF e da FPF com a qualificação contínua da arbitragem brasileira, promovendo integração, atualização e excelência nos critérios adotados em competições nacionais.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da CBF.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:39, 05 Nov

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Duas jovens atletas que desenvolvem seus talentos com apoio da Prefeitura do Recife vão representar o Brasil em competições mundiais.
Superação

Atletas do Recife Paralímpico são convocadas para o Mundial de Jovens de Goalball

Duas jovens atletas que desenvolvem seus talentos com apoio da Prefeitura do Recife vão representar o Brasil em competições mundiais.

Pessoa mexendo em aplicativo de bet no celular.
Posição

Clubes de futebol criticam fim das bets em audiência pública no STF; Governo Federal ressalta danos

Em comum, os expositores disseram que os acordos com empresas de apostas foram celebrados tendo como base as regras em vigor à época.

Piloto Rafael Câmara.
Debut

Pernambucano Rafael Câmara estreia na Fórmula 1 neste domingo (8), em Interlagos

Piloto foi escolhido pela Haas para substituir o francês Esteban Ocon e antecipará sua chegada à categoria, inicialmente prevista para 2027.

mais notícias

+

Newsletter