Pernambuco, 10 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CBF garante impedimento semiautomático no futebol brasileiro em 2026

Segundo o presidente da Confederação, encontros com árbitros sobre a tecnologia já foram realizados para dar ação à essa promessa.

Cami Cardoso

20 de agosto de 2025 às 17:31   - Atualizado em 10 de outubro de 2025 às 14:25

Presidente da  CBF garante impedimento semiautomático no futebol brasileiro em 2026

Presidente da CBF garante impedimento semiautomático no futebol brasileiro em 2026 Foto: Reprodução / Internet

 O presidente da CBF, Samir Xaud, disse nesta terça-feira que o impedimento semiautomático será uma realidade no futebol brasileiro a partir de 2026. Segundo o dirigente, encontros com árbitros sobre a tecnologia já foram realizados para dar ação à essa promessa.

"Investimento alto que a CBF vai fazer. Ano que vem teremos, sim, o impedimento semiautomático. Queremos dar início a essa ferramenta e estamos trabalhando", disse Xaud em entrevista ao SporTV.

O impedimento semiautomático, utilizado no Mundial de Clubes da Fifa, disputado este ano, nos Estados Unidos, prevê recurso tecnológico para desenvolver uma recriação em 3D do lance. A imagem é apresentada ao juiz que vai, assim, determinar sua decisão sobre a jogada em questão.

Para contar com essa tecnologia, a CBF estima um custo de aproximadamente R$ 100 mil por partida (12 câmeras especiais devem ser utilizadas além das instalações, que serão adaptadas às condições dos estádios).

"A gente quer dar início a essa ferramenta importante. Será no Brasileiro e na Copa do Brasil, as principais competições da CBF Acredito que vai ser útil para dar uma lisura a mais para os nossos campeonatos", afirmou Xaud que viu uma melhora no desempenho dos árbitros.

"Nesses últimos meses, a gente viu uma redução dos erros de arbitragem. É um assunto que a gente tem como prioridade. A gente tá vendo a arbitragem com outros olhos. Queremos que seja a melhor do mundo", completou.

Xaud também abordou um outro tema na entrevista. A participação dos times brasileiros na fase prévia da Libertadores. Ele revelou conversas com a entidade que comanda o futebol da América do Sul para tirar os times nacionais desta etapa do torneio.

"Já tive alguns diálogos com o presidente Alejandro (Domínguez, da Conmebol) sobre datas, especificamente. Esses confrontos pré-Libertadores, a maioria deles é de dois brasileiros se enfrentando, que roubam duas datas a mais para ter uma vaga direta na fase de grupos. É dentro dessas possibilidades que estamos trabalhando com a Conmebol", afirmou Xaud.

Estadão Conteúdo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:54, 10 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado João Paulo (PT) com Raquel Lyra
Eleições 2026

João Paulo (PT) diz que Raquel Lyra é a melhor opção para governar Pernambuco

Deputado estadual do PT afirmou que a declaração reflete sua opinião pessoal, apesar de o partido apoiar João Campos ao Governo do Estado.

José Benedito da Silva Júnior, morre após afogamento em Noronha
Afogamento

Em Fernando de Noronha, pescador morre após mal súbito durante mergulho em apneia; veja vídeo

Ele acabou se afogando e precisou ser localizado por uma equipe do Corpo de Bombeiros durante uma operação de busca no mar

Pescador morre após mal súbito em Fernando de Noronha-PE
Fatalidade

Pescador morre após mal súbito durante mergulho em Fernando de Noronha-PE

Homem de 54 anos foi localizado pelos bombeiros após desaparecer no mar e não resistiu após sofrer um infarto seguido de afogamento.

mais notícias

+

Newsletter