Pernambuco, 31 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

CASO ROBINHO: STF define data de julgamento do habeas corpus do jogador

O ex-atleta foi condenado pela Justiça da Itália em 2017, com sentença transitada em julgado em 2022, a nove anos de reclusão pelo crime de estupro.

29 de agosto de 2024 às 14:10   - Atualizado às 14:27

Ex-jogador Robinho.

Ex-jogador Robinho. Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira, a data do julgamento do pedido de habeas corpus de Robinho, em caso de estupro coletivo que foi condenado pela Justiça italiana e que, após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), cumpre pena no Brasil. O julgamento acontecerá entre os dias 6 e 13 de setembro, e tem o ministro Luiz Fux como relator do caso.

Robinho está preso na Penitenciária de Tremembé II desde 20 de março. Assim que o STJ determinou que o jogador cumprisse a pena de nove anos de prisão no País, a defesa pediu para que o caso fosse analisado novamente e argumentou que não caberia ao STJ determinar o cumprimento imediato da pena sem que o governo italiano ou o Ministério Público se manifestassem.

O pedido inicial do primeiro habeas corpus de março foi negado no STF. Nesta nova requisição, os advogados pedem que a ordem de prisão seja suspensa liminarmente e que Robinho seja colocado em liberdade, até que passe por um novo julgamento.

Em março, Fux também foi relator do caso, e analisou que não houve violação do STJ ao determinar o cumprimento da prisão e da pena de forma imediata, já que Brasil e Itália têm acordos de cooperação internacional e por ter sido condenado a nove anos por um crime tido como hediondo no País.

Robinho foi condenado pela Justiça da Itália em 2017, com sentença transitada em julgado em 2022, a nove anos de reclusão pelo crime de estupro, ocorrido em uma boate de Milão, na Itália, em 2013. A vítima foi uma jovem albanesa. O pedido de homologação e transferência de execução da pena apresentado pelo governo da Itália teve por base justamente tratado de extradição firmado com o Brasil.

Além do pedido de habeas corpus negado, a defesa de Robinho também argumentou pela redução da pena do ex-jogador, e que a condenação não levasse em conta o crime cometido como "hediondo".

Leia Também

O argumento é que estupro está na Lei dos Crimes Hediondos, mas "estupro coletivo", não. "A mera homologação da sentença italiana pelo STJ não é suficiente para conferir ao crime a hediondez, pois tal classificação depende da expressa previsão legal", escreveu o advogado Mário Rossi Vale, responsável pelo documento do pedido feito em maio.
 

Estadão Conteúdo.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

21:22, 31 Ago

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Murilo, zagueiro do Palmeiras.
Foco

PALMEIRAS: zagueiro Murilo classifica jogos do Brasileirão como decisivos e pede atenção.

No segundo turno do Campeonato Brasileiro, o clube alviverde busca subir ainda mais na tabela para conquistar o bicampeonato.

Nadadora PERNAMBUCANA é CAMPEÃ PARALÍMPICA nos 100m costas.
PARIS 2024

Nadadora PERNAMBUCANA é CAMPEÃ PARALÍMPICA nos 100m costas

Carol Santiago venceu a final dos 100m costas da classe S12, disputada por atletas com deficiência visual pequena, porém significativa.

Clubes pernambucanos lamentam a queda do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife
Condolências

Clubes pernambucanos lamentam queda do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife

Sport, Santa Cruz e Náutico usaram seus perfis nas redes sociais para prestar condolências às vítimas.

mais notícias

+