Campeão paralímpico morreu aos 52 anos, em Natal. Foto: Redes Sociais
O ex-nadador paralímpico Adriano Gomes de Lima, um dos maiores nomes da natação paralímpica brasileira, morreu aos 52 anos no sábado, 7 de fevereiro, em Natal (RN). O anúncio foi feito por meio de nota do Comitê Paralímpico Brasileiro . O atleta estava em tratamento contra um sarcoma, um tipo de câncer ósseo, desde 2024.
Adriano deixa um legado de conquistas e superação no esporte paralímpico nacional. Ele participou de seis edições dos Jogos Paralímpicos, conquistando um ouro, cinco pratas e três bronzes, ao todo nove medalhas paralímpicas ao longo da carreira.
Nascido em Natal, Adriano começou a nadar como parte de um processo de reabilitação após ficar paraplégico aos 17 anos, depois de sofrer um acidente de trabalho ao cair de um telhado.
A partir daí, construiu uma carreira de destaque. Ele representou o Brasil nos Jogos de Atlanta (1996), Sydney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008), Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016). Além das medalhas paralímpicas, Adriano acumulou 30 medalhas em Jogos Parapan-americanos e 12 em Mundiais de natação, reforçando sua importância histórica no paradesporto brasileiro.
O Comitê Paralímpico Brasileiro lamentou profundamente a morte de Adriano Gomes de Lima em nota oficial. A entidade destacou que ele está entre os maiores medalhistas paralímpicos da história do Brasil e agradeceu a contribuição do atleta para o desenvolvimento do esporte.
Em 2025, Adriano foi homenageado pelo CPB durante as celebrações dos 30 anos da entidade, em reconhecimento à sua trajetória e ao papel de destaque que teve no movimento paralímpico nacional.
A morte do campeão paralímpico causou comoção entre amigos, familiares e membros do meio esportivo, que destacaram não apenas suas conquistas nas piscinas, mas também a determinação e o exemplo de superação que marcou sua vida.
O legado de Adriano Gomes de Lima segue como inspiração para atletas do paradesporto e para a comunidade esportiva em geral, mostrando como o esporte pode transformar vidas e gerar histórias de superação e dedicação.
3
04:55, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+