Inspirada no conceito de uma trupe mambembe contemporânea, a ação reúne artistas, personagens, músicos, bailarinos, performers e grupos convidados ao longo do percurso.
05 de agosto de 2026 às 14:41 - Atualizado às 15:28
Trupe Pernambuco Meu País promove cortejo cultural em Arcoverde nesta quinta (6) Foto: Marina Torres/ Secult-PE
A Trupe Pernambuco Meu País volta, nesta quinta-feira, 6 de agosto, ao Sertão do Estado. Após passar por Pesqueira, Salgueiro e Gravatá, o coletivo de artistas desembarca em Arcoverde anunciando a chegada do Festival Pernambuco Meu País ao município.
A concentração começa a partir das 16h, na Praça da Bandeira, no centro. A saída acontece às 17h. Ao longo de todo o percurso, que vai até Estação da Cultura, a Trupe vai crescendo com a chegada de grupos espalhados pela cidade. O desfile marca o início da programação artística do Festival Pernambuco Meu País a cada cidade.

Em Arcoverde, a Trupe contará com a participação do Coletivo Artístico os Gigantes, Boi Chifre de Ouro, Charlene Santos, Guilherme Milleron, Balé Marcos Mercury, Trupe Vivarte e o Som na Rural.
“Ficamos muito felizes a cada desfile da Trupe Pernambuco Meu País. É um colorido que encanta a cidade e todos os moradores. É uma marca do Festival e que dá início à programação de cada cidade que passamos”, comenta Carla Pereira, diretora-feral do Festival.
Inspirada no conceito de uma trupe mambembe contemporânea, a ação reúne artistas, personagens, músicos, bailarinos, performers e grupos convidados em uma construção cênica que cresce ao longo do percurso. A cada intervenção, novas linguagens se somam ao cortejo, formando um grande coletivo artístico que celebra a diversidade, a força criativa e a potência cultural de Pernambuco.

Toda programação do Festival Pernambuco Meu País é gratuita, sendo promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), em parceria com os municípios. A programação completa pode ser conferida no Instagram oficial: @festivalpernambucomeupais.
Grupos confirmados:
1
2
4
16:39, 05 Ago
26
°c
Fonte: OpenWeather
Fundado em 1585, às margens do Rio Sanhauá, o município nasceu com o nome de Nossa Senhora das Neves, sua atual padroeira.
A expectativa é de que o evento movimente R$ 20 milhões e atraia mais de 170 mil pessoas para a cidade. O festival é realizado pelo Governo de Pernambuco.
O vídeo do personagem dançando em uma gira de Exu voltou a circular nas redes sociais, gerando grande repercussão e curiosidade entre os internautas.
mais notícias
+