Xtranho, de Matuê, foi bem criticado pelo público. Foto: Divulgação / Matuê
No final de 2025, em 10 de dezembro, às 21h, o rapper Matuê lançou o tão esperado "Xtranho". Seu terceiro álbum de estúdio chegou com 13 músicas, feats de artistas da cena underground e uma sonoridade ainda não explorado no gênero trap no Brasil. Esse projeto, considerado, fora da caixa, acabou se tornando 8 ou 80. Ou era amado, ou iria sofrer um hate do público.
Em 2024, pouco mais de um ano antes do lançamento de "Xtranho", o rapper tinha soltado o seu segundo álbum de estúdio, chamado de "333", nele Matuê explorou um outro nível de sonoridade, que não se assemelha a um Rap ou Trap, sendo assim, as canções presentes percorriam entre vários outros gêneros, como um jazz, um estilo MPB e experimental.
Com o sucesso do disco, que já bate mais de 700 milhões de streams, o cantor alcançou um novo público, que não escutava apenas trap, mas também outros gêneros. Desta forma, quando "Xtranho foi para às ruas, muitos dos seus novos ouvintes se surpreenderam e, consequentemente, as críticas apareceram.
O artista cearense realmente chegou batendo em tudo para lançar o seu mais novo projeto. "Xtranho" foi lançado e teve audição pública no Vale do Anhamgabaú, em São Paulo. Segundo dados da 30PraUm, cerca de 10 mil fãs estiveram presente para o lançamento do álbum.
Além de novas músicas, o novo projeto marca um reínicio, ou melhor, uma nova vertente do Matuê dentro do trap e rap. Com estética e visual diferente, o álbum entregou beats agressivos, referências da gringa, artistas do underground nos feats e, sem dúvidas, nos shows, vai ter muito mosh pit, os famosos bate-cabeça.
No entanto o que vale destacar no novo álbum do artista é a sonoridade que, de longe, dá para notar que é inédito na cena brasileira e faz até o fâ se questionar: "Esse é o Matuê que lançou 333 há um ano atrás?"
Nenhuma das 13 músicas, lembra algum som de 333 ou Máquina do Tempo, seus dois álbuns antecessores, pelo contrário, traz muita novidade. Principalmente, pois, desta vez, Matuê defende com unhas e dentes que é o GOAT do Trap do Brasil. Fazendo até mesmo uma menção aos seus rivais.
"No Brasil, Já quebrei todos os recordes. Consecutivamente o primeiro lugar por 10 anos não é sorte. Pergunta 'quem tá derrubando as lojas?' Ai tu vai descobrir o real bode”, letra da faixa "Os Melhores", que encerra o projeto.
Matuê não cansa de surpreender seus fãs. Após o lançamento de "Like This", no "333", no ano passado, desta vez, ele lançou "Talkin Bout", outra faixa em inglês, mas carregando toda um estilo estadunidense. Em alguns pontos, dá para sentir uma vibe meio Travis Scott em "Utopia".
Como prometido, Matuê trouxe feats com trappers do undergrounds. Kouth, Cashley, Os Nana, Fab Godamn, Okie, Phl Notunrboy, e LPT Zlatan foram os escolhidos,
Sem dúvidas, as faixas "Pensamentos perigosos", junto ao Zlatan, e "ícone fashion", com Kouth, foram as que mais entregaram devem fazer muito sucesso entre o público.
3
4
19:24, 21 Abr
27
°c
Fonte: OpenWeather
Além dos seis dias oficiais de festa, a cidade viverá mais de um mês de programação com o já consolidado "30 Dias de Forró", que começa em 23 de maio.
João Gomes, Maiara e Maraisa, e Bruno e Marrone estão entre as atrações da "Capital do São João"; festejos acontecem de 19 a 24 de junho.
A programação começa no dia 9 de junho e segue até o dia 19 para aquecer as vendas no comércio para o Dia dos Namorados.
mais notícias
+