Paço do Frevo Foto: Museu.GOV
Para quem visita a capital pernambucana, o Bairro do Recife guarda muito mais do que beleza arquitetônica; ele abriga o coração pulsante de uma das maiores tradições do Brasil. O Paço do Frevo não é apenas um museu, mas um centro de referência dedicado à salvaguarda e valorização do frevo, ritmo reconhecido pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Instalado no antigo e histórico prédio da Western Telegraph Company, o espaço une o charme do passado com sua fachada tombada pelo IPHAN, à modernidade de uma curadoria assinada pela renomada Bia Lessa. São quatro pavimentos onde a história, a dança e a música se encontram para oferecer ao turista a sensação vibrante do Carnaval de rua de Recife e Olinda em qualquer época do ano.
O equipamento cultural, que une museologia e escola de artes, promove o estudo e a experimentação da música e da dança, garantindo que o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade concedido pela UNESCO seja vivenciado em atividades contínuas de valorização e ensino.
O equipamento cultural utiliza linguagens artísticas diversas para contar a trajetória das agremiações, dos passistas e dos maestros. Ao entrar, o visitante é envolvido por memórias, fotografias e, claro, pela sonoridade inconfundível dos metais.
Além das exposições permanentes e temporárias, o Paço é um lugar de experimentação. O museu promove:
O imóvel que abriga o Paço é, por si só, uma atração. Localizado na Praça do Arsenal, o prédio foi sede da empresa pioneira na implantação do telégrafo no Brasil até a década de 70. Hoje, totalmente restaurado, ele integra o complexo turístico das Cidades Irmãs (Recife e Olinda), sendo um dos pontos mais fotografados por quem passeia pelo centro histórico.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Fundação Roberto Marinho, contando com o apoio de diversas instituições e leis de incentivo à cultura, consolidando-se como um exemplo de gestão cultural e preservação de identidade.
IMPORTANTE:
O ingresso pode ser comprado na bilheteria do museu, no momento da visita, e é válido para o dia no qual foi adquirido. A visita pode ser iniciada até meia-hora antes do horário de fechamento do museu.
// Entrada gratuita para todos e todas às terças-feiras.
1
3
4
22:57, 17 Ago
25
°c
Fonte: OpenWeather
Longa de Enock Carvalho e Matheus Farias teve sua estreia mundial na principal competição do evento suíço e apresenta uma narrativa LGBTQIA+ ambientada no manguezal do Recife.
Vini Jr. aparece entre os brasileiros mais bem avaliados do EA FC 27, que teve suas principais notas divulgadas nesta segunda-feira.
Levantamento considera mais de 7 milhões de interações registradas entre abril e junho, mas não representa o número de assinantes.
mais notícias
+