Orquestra Sinfônica de Pernambuco Foto: Divulgação
O Conservatório Pernambucano de Música (CPM), em parceria com o Instituto Cervantes Recife, promove nesta quinta-feira (4) um concerto da Orquestra Sinfônica de Pernambuco (OSPE) em comemoração aos 150 anos do compositor espanhol Manuel de Falla. A apresentação integra a série Grandes Mestres e tem como tema “Uma Noite na Música Espanhola”.
O evento terá início às 19h30, no Teatro Luiz Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados no site do teatro no dia da apresentação.
A OSPE sobe ao palco para uma apresentação especial sob a regência do maestro Nilson Galvão Jr. e com a participação do pianista pernambucano Horácio Gouveia, radicado em São Paulo. O concerto será marcado pela execução de obras emblemáticas de Manuel de Falla, considerado um dos mais importantes compositores espanhóis do século XX.
O programa evidencia a força rítmica, o lirismo impressionista e a riqueza das referências populares presentes na obra do compositor, revelando diferentes atmosferas e contrastes musicais. Entre as peças que serão apresentadas estão “Danza Española nº 1”, “Noches en los Jardines de España”, para piano e orquestra, e a Suíte nº 2 de “El Sombrero de Tres Picos”.
"Celebrar os 150 anos de nascimento de Manuel de Falla é uma oportunidade de aproximar o público de uma das obras mais importantes da música espanhola. Ao mesmo tempo, este concerto reafirma o compromisso do Conservatório Pernambucano de Música com a formação artística, a difusão cultural e o acesso democrático à música de concerto. É uma grande satisfação realizar esta apresentação em parceria com o Instituto Cervantes Recife e proporcionar ao público pernambucano uma experiência musical de excelência", destaca Janete Florencio, gerente geral do CPM.
Orquestra Sinfônica de Pernambuco (OSPE)
Composta por professores, estudantes e músicos convidados, a OSPE é um projeto que alia formação musical, excelência artística e compromisso cultural, reunindo diferentes gerações em torno da prática orquestral. A iniciativa possui uma dupla finalidade, pedagógica e artística, contribuindo para a qualificação de jovens músicos e para a ampliação do acesso à música de concerto.
A criação da Orquestra representa um avanço significativo no fortalecimento das políticas públicas de cultura e educação musical em Pernambuco, ao promover concertos gratuitos e ações educativas voltadas à formação de público. A proposta busca não apenas difundir o repertório sinfônico, mas também criar novas perspectivas para músicos em formação no estado.
Concerto “Uma Noite na Música Espanhola” – Orquestra Sinfônica de Pernambuco (OSPE)
4
18:58, 13 Jun
26
°c
Fonte: OpenWeather
A iniciativa é promovida pela Embaixada dos Bonecos Gigantes, que há anos leva o clima do carnaval para diferentes celebrações populares.
Com camisetas nas cores do Brasil, leques nas mãos e muita disposição, cerca de 50 participantes tomaram conta do principal cartão-postal da capital pernambucana.
Durante a mensagem, Lula direcionou palavras de apoio ao treinador italiano "Você vai virar um herói para o povo brasileiro", declarou o presidente.
mais notícias
+