Pernambuco, 16 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Quarta-Feira de Cinzas é feriado ou ponto facultativo? Entenda

O dia, que será 18 de fevereiro este ano, marca o encerramento do período carnavalesco e o início da Quaresma no calendário cristão.

Gabriel Alves

16 de fevereiro de 2026 às 12:21   - Atualizado às 12:22

Pessoas brincando carnaval.

Pessoas brincando carnaval. Foto: Alexandre Macieira/Riotur. Arte: Portal de Prefeitura

A Quarta-Feira de Cinzas será celebrada neste ano de 2026, no dia 18 de fevereiro. A data marca o encerramento do período carnavalesco e o início da Quaresma no calendário cristão, mas não é considerada feriado nacional no Brasil.

Embora o Carnaval tenha como data oficial a terça-feira (17), não há previsão em lei federal que estabeleça a Quarta-Feira de Cinzas como feriado. Por isso, o dia é classificado como útil, ainda que o funcionamento de repartições públicas e empresas possa sofrer alterações conforme decisões administrativas.

Em órgãos públicos, é comum a adoção de ponto facultativo, sobretudo no turno da manhã, com retomada do expediente ao meio-dia ou no início da tarde. A definição depende de decretos publicados por governos estaduais e municipais.

No setor privado, não há obrigação legal de conceder folga aos funcionários. Assim, cabe a cada empresa decidir se mantém o expediente integral, parcial ou se libera os colaboradores.

Do ponto de vista religioso, a Quarta-Feira de Cinzas abre o período da Quaresma, fase de 40 dias que antecede a Semana Santa e é tradicionalmente dedicada à reflexão e à prática de penitência entre os fiéis cristãos.

Veja Também

Dicas para o Carnaval

O Carnaval é sinônimo de cores vibrantes, brilho e muita maquiagem. No entanto, a combinação de glitter, produtos cosméticos, suor excessivo e altas temperaturas pode se tornar um desafio para a saúde da pele, favorecendo o surgimento de acne, alergias e irritações cutâneas. Por isso, para curtir a folia sem prejuízos, alguns cuidados simples fazem toda a diferença.

Segundo a dermatologista Marina Horne (CRM-BA 20.573/RQE 11208), um dos principais problemas durante o período carnavalesco é a obstrução dos poros causada pelo excesso de maquiagem associado ao suor e à oleosidade natural da pele.

"O glitter e as maquiagens mais pesadas podem bloquear os poros, facilitando inflamações, cravos e espinhas, principalmente em peles acneicas ou sensíveis", explica a especialista.

"O ideal é apostar em uma rotina simples, com limpeza adequada, hidratação leve e proteção solar. Esses cuidados ajudam a manter a pele equilibrada, mesmo após horas de exposição ao sol, suor e maquiagem", orienta Dra. Marina.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:18, 16 Fev

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Falta de energia deixa cidade no escuro.
Evento

"Apagão global" ocorre nesta terça (17) e levanta teorias internet; entenda fenômeno

A informação de que a Terra enfrentaria um "apagão global" passou a ser amplamente divulgada nas redes sociais recentemente.

Desfiles na Sapucaí em 2026.
Carnaval

Carnaval do Rio 2026: confira datas, horários, ordem e onde assistir os desfiles na Sapucaí

Grupo Especial entra na avenida entre domingo e terça-feira com quatro escolas por noite no Sambódromo.

Governadora ao lado de Mano e Andrea Medeiros, prefeito e primeira-dama de Jaboatão.
Participação

Em Jaboatão, governadora prestigia carnaval ao lado do prefeito Mano e primeira-dama Andrea Medeiros

A Folia de Momo em Jaboatão tem uma expectativa de público superior a 100 mil foliões por noite, considerando todos os polos da cidade.

mais notícias

+

Newsletter