Torre Malakoff, um dos ícones históricos e culturais do Recife Foto: Divulgação
A Torre Malakoff, um dos ícones históricos e culturais do Recife, está com uma programação especial durante todo o mês de maio. O equipamento, localizado no bairro do Recife, está oferecendo ao público uma série de atividades gratuitas, que incluem oficinas, exposições, festivais e mediações educativas. A ação é promovida pelo pernambuco/">Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundarpe, com foco em arte, educação e inclusão social.
Construída no século XIX, a Torre Malakoff foi inaugurada em 1855 e originalmente funcionava como observatório astronômico e portão monumental do Arsenal da Marinha. Inspirada em uma fortificação russa de mesmo nome, localizada na Crimeia, sua arquitetura imponente chama atenção até hoje e representa um marco do patrimônio histórico da capital pernambucana. Desde 2000, o espaço passou a funcionar como centro cultural, sendo palco de exposições, apresentações artísticas e projetos educativos.
Entre os destaques da programação de maio está a participação na 23ª Semana Nacional de Museus, com mediações educativas conduzidas pelas educadoras Glaucy Lopes e Silvia Ferreira nos dias 13 e 14. As atividades ocorrem dentro da mostra “A Torre e o Tempo”, que propõe uma reflexão sobre as mudanças no bairro do Recife ao longo dos anos.
Outro ponto alto da agenda é o projeto Conecta Latinas, que acontece entre os dias 22 e 25, reunindo ações afirmativas voltadas a mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+. No dia 23, o festival de yoga "Eu quero ser feliz agora" promove bem-estar e conexão, em diálogo com a exposição “Mukha Dhouti”, da artista Dayse Pontes.
Encerrando o mês, o Festival Cena Brasil ocupa a Torre nos dias 31 de maio e 1º de junho, com o tema “Mulheres em Cena”. O evento celebra o protagonismo feminino no audiovisual e contará com palestras, oficinas, homenagens e apresentações artísticas.
A programação gratuita reafirma o papel da Torre Malakoff como um importante espaço de valorização da cultura, da memória e da diversidade artística no centro histórico do Recife.
3
4
12:10, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+