08 de novembro de 2023 às 16:38
Os candidatos que fizeram a primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no domingo, 5 de novembro, perceberam o detalhe nas capas dos cadernos: a homenagem dos organizadores ao grupo Racionais MC's. Como já é sabido, no Exame, cada caderno de prova tem uma cor e uma frase motivadora diferente. As frases precisam ser transcrevidas no cartão-resposta para identificar a cor da prova de cada candidato e, consequentemente, a ordem coreta do gabarito das questões. Leia também: >>>ENEM 2023: GABARITO oficial será DIVULGADO até o dia 24 de novembro; SAIBA COMO ACESSAR O Inep, em suas capas de cadernos, já homenageou vários artistas ao longo dos anos. Em 2015, a poeta carioca Cecília Meireles emprestou seus versos para identificar as provas. Em 2019, o grupo Legião Urbana foi mencionado. E agora, em 2023, o grupo de rap. Os Racionais MC's, com mais de 30 anos de história, surgiram na periferia de São Paulo e desempenharam um papel fundamental na consolidação da cena de rap no Brasil. São amplamente reconhecidos e influentes nos gêneros de rap, hip hop, trap e derivados. Na prova deste ano, as frases do primeiro dia foram de canções do terceiro álbum do grupo, de 2002, entitulado "Nada como um Dia após o Outro Dia": Na prova amarela, a frase da canção "Negro drama": "Sou exemplo de vitórias, trajetos e glórias" No caderno azul, o verso de "Sou + você": "Você é do tamanho do seu sonho" No rosa, o parte da canção "A vida é desafio" que diz: "É necessário sempre acreditar que o sonho é possível" E por fim, a prova branca, o trecho de "Vida loka (parte 1)": "Até no lixão nasce flor" No domingo (5), os candidatos foram submetidos a exames nas áreas de linguagens e ciências humanas, abrangendo matérias como português, história, geografia, educação física, sociologia e línguas estrangeiras. No próximo dia de avaliações, (12), os participantes enfrentarão questões de matemática e ciências da natureza, que englobam as disciplinas de química, física e biologia.
1
3
19:50, 10 Out
27
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo Musk, a tecnologia é tão inovadora que permitirá que até mesmo aqueles que perderam os olhos ou o nervo óptico possam voltar a enxergar.
Segundo o advogado de Tagliaferro, ele pretende argumentar na petição, que as investigações deveriam ser instauradas pelo ministro-presidente e, na sequência, sorteadas para relatoria entre os membros da corte.
As falas do presidente foram feitas no segundo comício do candidato do PSOL, Guilherme Boulos, de que participou neste sábado, 24 de agosto.
mais notícias
+