Em live realizada no Instagram nessa quinta-feira (18), a pré-candidata petista à Prefeitura do Recife, Marilia Arraes, cobrou a implementação de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana na capital pernambucana. A transmissão foi realizada em conjunto com Pedro Josephi (PDT) da Frente de Luta pelo Transporte Público (PE). Eles também falaram sobre a superlotação dos ônibus na reabertura do comércio.

“Não houve planejamento e as pessoas são obrigadas a andar nos ônibus lotados e a esperar muito mais tempo, já que a frota está reduzida”, disse a parlamentar. “Municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a ter um Plano Municipal, mas a atual gestão do Recife não liga para a mobilidade da população. Esse é um dos motivos de termos um dos piores trânsitos do mundo”, complemantou Marília.

A deputada também abordou a necessidade de uma pesquisa de origem e destino sobre a população recifense. A última pesquisa desse tipo foi feita em 1997.

“Essas informações são necessárias para sabermos como ocorre o deslocamento das pessoas dentro da cidade”, ressalta. “A pesquisa também ajuda a entender como é o fluxo de pessoas entre o Recife e as cidades vizinhas”, complementou Pedro Josephi.

Durante a conversa, Marília e Pedro também falaram sobre a importância da integração temporal para a circulação de pessoas e usaram como exemplo as cidades de São Paulo e Curitiba.

“A integração temporal de duas horas foi uma promessa feita por Paulo Câmara na sua campanha, mas até hoje não saiu do papel”, relembrou Marília.

*Com informações de Blog do Elielson