Pernambuco, 25 de Agosto de 2024

Descricao da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

ASTEROIDE gigante passou perto da TERRA, mas astrônomos só perceberam dois dias depois

O objeto rochoso equivale um edifício de 20 andares com aproximadamente 60 metros de largura.

24 de julho de 2023 às 14:34

Um asteroide de aproximadamente 60 metros de largura, passou próximo à terra no dia 13 de julho. O objeto rochoso que equivale a um edifício de 20 andares, só foi notado pelos astrônomos dois dias após sua passagem. A descoberta tardia para encontrar o asteroide foi por conta que o objeto estava vindo da direção do Sol, e o forte brilho da estrela dificultou a detecção do asteroide, segundo o site Live Science. Leia também:  >>> Conselho de Medicina proíbe prescrição médica de esteroides e anabolizante para fins estéticos Segundo a Nasa, o 2023 NT1, viajava em uma velocidade de 86 mil quilômetros por horas. O astro só foi notado apenas no dia 15 de julho, por um telescópio do Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS). Pelo seu tamanho intimidador e com uma velocidade impressionante, o astro não apresentava risco de impactos com o planeta Terra. O asteroide passou a um quarto de distância entre a Terra e a Lua, segundo a Revista Galileu. Alerta dos cientistas  A detecção tardia do astro por conta da luminosidade do Sol, serviu como um alerta para os cientistas. Em 2013, outros casos parecidos já aconteceram, quando um asteroide de 18 metros não foi detectado e explodiu no céu de Chelyabinsk, na Rússia.