Vulcão mais antigo do planeta. Foto: Reprodução
O Brasil abriga o vulcão mais antigo do planeta. Localizado no coração da floresta amazônica, esse fenômeno geológico tem cerca de 1,9 bilhão de anos e surpreende até mesmo pesquisadores experientes.
Chamado de Vulcão Amazonas, ele foi descoberto em 2002 na região de Uatumã, no estado do Pará. Embora esteja extinto há bilhões de anos, o local conserva registros importantes sobre a história geológica do país.
Além da rica biodiversidade e dos rios imponentes, a Amazônia também guarda vestígios de um passado marcado por lava e fumaça. Segundo pesquisadores, a atividade vulcânica na região durou cerca de 300 milhões de anos.
O Vulcão Amazonas impressiona pelo tamanho: possui 22 quilômetros de diâmetro e, em seu auge, abrigava um cone com 400 metros de altura. Com o passar do tempo, a estrutura original perdeu parte de sua forma, mas as rochas preservam marcas das antigas erupções.
O professor Caetano Juliani, doutor em geociências pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), explicou em entrevista ao Jornal da USP que o vulcão surgiu a partir do movimento das placas tectônicas.
“A crosta oceânica deslizou sob a crosta continental, criando condições ideais para erupções”, disse.
Esse processo também favoreceu a formação de minérios na região.
Segundo Juliani, os primeiros estudos dataram os vulcões em cerca de 1,88 bilhão de anos. Com novas análises, os cientistas encontraram rochas ainda mais antigas, com até dois bilhões de anos. O difícil acesso à região limita as pesquisas, mas as descobertas continuam avançando.
Em 2021, um estudo coordenado por André Kunifoshita, da Universidade de Campinas (Unicamp), encontrou sinais de uma antiga caldeira vulcânica na Província Mineral de Alta Floresta, entre os estados de Mato Grosso e Pará. A pesquisa identificou três períodos distintos de atividade vulcânica intensa na região amazônica.
As principais datas apontadas pelo estudo são:
Devido à antiguidade das rochas, os pesquisadores dependem de fragmentos e pistas geológicas para reconstruir o cenário daquele período.
3
4
10:54, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O fato ganhou destaque em relatos históricos e passou a aparecer com frequência quando se tenta explicar a origem do medo coletivo ligado à data.
A leitura sugere menos impulsividade e mais planejamento, com destaque para conversas diretas e busca por estabilidade emocional.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+