Trump anuncia "Jogos Vorazes da vida real" para celebrar aniversário dos EUA e vira piada na web Foto: Reprodução/@realdonaldtrump
O anúncio do presidente dos Estados Unidos Donald Trump sobre a criação de um evento esportivo nacional para celebrar os 250 anos do país provocou repercussão imediata nas redes sociais e na imprensa internacional. A proposta, que prevê a participação de “um jovem e uma jovem de cada estado e território”, virou alvo de piadas e comparações com a franquia “Jogos Vorazes”.
As semelhanças apontadas remetem diretamente à obra de ficção escrita por Suzanne Collins, na qual o governo autoritário de Panem organiza, anualmente, uma competição mortal envolvendo um jovem e uma jovem de cada um dos 12 distritos do país.
A narrativa é reconhecida como uma crítica ao autoritarismo, ao abuso de poder e à espetacularização da violência, paralelos que críticos enxergaram no modelo anunciado por Trump.
A comparação não ficou restrita a fãs da saga literária. Veículos da imprensa internacional também ironizaram a iniciativa. O site BuzzFeed, por exemplo, destacou as semelhanças entre o formato do evento proposto e o enredo de Jogos Vorazes ao comentar o anúncio divulgado pela Casa Branca.
A proposta faz parte de uma série de ações anunciadas por Trump em um vídeo publicado nas redes sociais oficiais da Casa Branca. Entre as medidas comemorativas, o presidente apresentou os chamados Jogos Patrióticos, definidos como “um evento esportivo inédito de quatro dias, com a participação dos melhores atletas do ensino médio, um jovem e uma jovem de cada estado e território”.
Durante o anúncio, Trump também aproveitou para reforçar a política de seu governo contrária à participação de atletas trans em competições esportivas.
“Eu prometo que não haverá nenhum homem competindo em esportes (em categorias) femininas. Vocês vão ver tudo, menos isso”, declarou.
Em fevereiro, Trump assinou uma ordem executiva intitulada “Mantendo Homens Fora dos Esportes das Mulheres”, com o objetivo de impedir a participação de mulheres trans em categorias femininas.
Como consequência da medida, o Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC) alterou uma de suas políticas internas e passou a proibir mulheres trans de competirem em esportes femininos no país.
3
07:01, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+