Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

The Last of Us? Fungo fatal vai se espalhar pelo mundo, diz estudo: "planeta não está preparado"

O tema ganhou destaque após o sucesso da série da HBO, que mostra um cenário apocalíptico em que um fungo mutante transforma humanos em criaturas violentas.

Gabriel Alves

29 de maio de 2025 às 18:17   - Atualizado às 18:17

Fungo Aspergillus e infectado de The Last of Us.

Fungo Aspergillus e infectado de The Last of Us. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

Causadores de infecções que matam milhões de pessoas todos os anos, fungos patogênicos devem se espalhar para novas regiões do planeta com o avanço das mudanças climáticas. A previsão aparece em uma nova pesquisa da Universidade de Manchester, no Reino Unido, e acende um alerta: o mundo ainda não está preparado para lidar com esse cenário.

Organismos presentes em quase todos os ambientes, de solos a águas e compostos orgânicos, os fungos exercem funções ecológicas importantes. No entanto, também representam sérios riscos à saúde humana. Estima-se que cerca de 2,5 milhões de pessoas morram por ano devido a infecções fúngicas — e a subnotificação pode tornar esse número ainda maior.

Apesar do impacto, os fungos seguem pouco estudados em comparação com vírus e bactérias, especialmente no que diz respeito à sua adaptação a um planeta em aquecimento.

Pesquisadores da Universidade de Manchester utilizaram modelos computacionais e projeções climáticas para analisar o comportamento futuro do Aspergillus, um grupo de fungos comum no mundo todo. Algumas espécies desse gênero causam a aspergilose, infecção que atinge principalmente os pulmões e pode levar à morte.

O estudo, publicado neste mês e ainda em fase de revisão por pares, mostra que a crise climática deve ampliar o alcance geográfico do Aspergillus. As simulações indicam que o fungo avançará por novas áreas da América do Norte, Europa, China e Rússia.

Veja Também

“Fungos são relativamente pouco estudados em comparação com vírus e parasitas, mas esses mapas mostram que patógenos fúngicos provavelmente impactarão a maioria das regiões do mundo no futuro”, afirmou Norman van Rijn, coautor do estudo e pesquisador em mudanças climáticas e doenças infecciosas.

O tema ganhou destaque popular após o sucesso da série “The Last of Us”, da HBO, que mostra um cenário apocalíptico em que um fungo mutante transforma humanos em criaturas violentas. Embora a trama seja ficcional, van Rijn acredita que a série ajuda a aumentar a consciência sobre o impacto real das infecções fúngicas.

Espécies do gênero Aspergillus crescem como pequenos filamentos em solos do mundo inteiro e liberam grandes quantidades de esporos microscópicos no ar. A maioria das pessoas respira esses esporos diariamente sem apresentar sintomas, pois o sistema imunológico os elimina. No entanto, indivíduos com baixa imunidade enfrentam alto risco de infecção.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:14, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético de Madrid goleou o Barcelona na ida por 4 a 0.
Valores

Barcelona x Atlético de Madrid: ingressos para o jogo da volta chegam a custar mais de R$ 2.5 mil

No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.

Yamaha RD350, a Viúva Negra.
Lendária

Yamaha RD 350 e a trajetória da Viúva Negra que marcou gerações de motociclistas

Potência explosiva, motor de dois tempos e uma relação peso-potência desafiadora definiram a soberania da RD no asfalto brasileiro.

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter