Suco de romã também foi associado à queda da pressão arterial e à diminuição da oxidação do colesterol LDL Foto: Divulgação / IA
O suco de romã tem ganhado destaque entre os alimentos benéficos à saúde do coração e agora a ciência reforça seu potencial. Um estudo publicado na revista científica Clinical Nutrition revelou que pacientes com obstrução nas artérias carótidas apresentaram até 30% de redução na espessura arterial após consumirem um copo da bebida por dia, durante um ano.
A pesquisa foi conduzida pelo professor Michael Aviram, especialista em bioquímica da Universidade de Haifa, em Israel, e referência em estudos sobre antioxidantes e doenças cardiovasculares. Os resultados chamam atenção: além de reduzir o espessamento das artérias, o consumo regular do suco de romã também foi associado à queda da pressão arterial e à diminuição da oxidação do colesterol LDL, o chamado “colesterol ruim”.
De acordo com os pesquisadores, a romã é rica em polifenóis, substâncias antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a reduzir o processo inflamatório nos vasos sanguíneos. Esses compostos atuam diretamente na limpeza das artérias, inibindo a formação de novas placas de gordura e melhorando a circulação sanguínea.
Aviram explica que o suco natural da fruta atua de forma semelhante a medicamentos antioxidantes, mas com a vantagem de ser um alimento natural, seguro e acessível. “Os compostos bioativos da romã ajudam a proteger as lipoproteínas da oxidação e, consequentemente, reduzem o risco de aterosclerose”, destacou o pesquisador em nota.
O suco de romã também tem sido estudado por seus efeitos positivos no sistema imunológico e no controle da glicose. Pesquisas complementares indicam que o consumo regular pode melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos, diminuir inflamações e até contribuir para a prevenção de doenças neurodegenerativas.
Apesar dos benefícios comprovados, especialistas alertam que o consumo deve estar inserido em um contexto de alimentação equilibrada e hábitos saudáveis. Substituir refrigerantes e bebidas industrializadas por sucos naturais, como o de romã, pode ser um passo importante na promoção da saúde cardiovascular.
Para aproveitar melhor os nutrientes da fruta, recomenda-se optar pelo suco natural, feito com a polpa fresca ou em extratos puros, sem adição de açúcar. Um copo (200 ml) por dia já é suficiente para obter os benefícios observados nos estudos.
O suco de romã é, portanto, mais do que uma bebida refrescante — é um aliado poderoso para quem busca proteger o coração, melhorar a circulação e promover longevidade com qualidade de vida.
3
21:02, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.
Com motor de dois tempos e baixo consumo, o modelo inaugurou a fábrica de Guarulhos e revolucionou a mobilidade nacional.
Os fanáticos pediram mais entrega dos atletas e usaram uma referência direta ao atacante Neymar, do Santos, que pode fazer sua estreia em 2026 no confronto.
mais notícias
+