Fernando de Noronha Foto: Divulgação
Quem olha no mapa pode se surpreender: Fernando de Noronha está mais próximo de Natal (RN) do que de Recife (PE), mas, curiosamente, o arquipélago pertence oficialmente ao estado de Pernambuco. Essa é uma dúvida comum entre turistas e até mesmo entre brasileiros. Afinal, por que Fernando de Noronha pertence a Pernambuco e não ao Rio Grande do Norte?
A explicação está na história. A ligação de Fernando de Noronha com Pernambuco começou ainda na era colonial. Em 1737, durante o período das capitanias hereditárias, a Coroa Portuguesa anexou o arquipélago à Capitania de Pernambuco. Desde então, essa ligação nunca mais foi revista oficialmente.
Mesmo quando Fernando de Noronha passou a ser um território federal, em 1942 — durante a Segunda Guerra Mundial — e ficou sob controle da União, a ilha continuou com forte influência administrativa e cultural de Pernambuco. Foi apenas com a promulgação da Constituição de 1988 que o arquipélago deixou de ser território federal e voltou a ser parte de um estado brasileiro. A escolha foi simples: por questões históricas e administrativas, Fernando de Noronha foi incorporado definitivamente a Pernambuco.
Outro motivo de curiosidade é a proximidade geográfica. Enquanto a ilha está a cerca de 360 km de Natal, está a mais de 540 km de Recife. Mesmo assim, distância não determina jurisdição — e sim a legislação e a história. Embora o Rio Grande do Norte já tenha sugerido a revisão dessa vinculação, Noronha continua sendo território pernambucano.
Hoje, Fernando de Noronha é considerado um distrito estadual especial de Pernambuco, com administração direta do governo estadual. Não possui prefeito ou vereadores, sendo gerido por um administrador indicado pelo governador.
A curiosidade sobre por que Fernando de Noronha pertence a Pernambuco ainda desperta dúvidas, mas a resposta está enraizada na história do Brasil. E mais do que isso: revela como, muitas vezes, a geografia cede espaço à política e à cultura na construção do mapa que conhecemos hoje.
2
4
00:32, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+