Pernambuco, 14 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

O espanhol que inventou o controle remoto antes mesmo da TV existir

Em 1901, Leonardo Torres-Quevedo inventou o Telekino, primeiro objeto, revolucionando a interação com máquinas muito antes da televisão.

Fernanda Diniz

03 de fevereiro de 2026 às 16:32   - Atualizado às 16:38

Controle remoto.

Controle remoto. Foto: Reprodução/Freepik

Muito antes de a televisão se tornar o centro das salas de estar, um engenheiro espanhol teve uma ideia visionária: controlar máquinas à distância.

Em 1901, Leonardo Torres-Quevedo criou o que é considerado o primeiro controle remoto da história, chamado Telekino. Embora pouco conhecido fora da Espanha, seu impacto atravessa gerações e influenciou a tecnologia moderna.

O Telekino, apresentado oficialmente em 1903, era um equipamento de grandes proporções que funcionava por sinais eletromagnéticos, permitindo comandar máquinas sem contato físico.

Ao contrário do controle remoto atual, que associamos a televisores e aparelhos domésticos, o dispositivo de Torres-Quevedo tinha aplicações práticas e de segurança: ele foi inicialmente pensado para controlar dirigíveis durante testes, evitando riscos à vida humana. Posteriormente, também foi testado com sucesso em barcos.

O nome Telekino vem da junção dos termos gregos tele (“à distância”) e kinein (“movimento”), refletindo a função central do aparelho. Apesar da inovação, a invenção não recebeu o reconhecimento merecido na época, em parte por falta de apoio financeiro e institucional. Somente em 2007, o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) reconheceu o Telekino como marco da engenharia, ao lado de criações de Benjamin Franklin e Guglielmo Marconi.

Veja Também

Hoje, um dos protótipos do Telekino pode ser visto no Museu Torres-Quevedo, em Madri, dedicado a preservar o legado do inventor. Mas a contribuição de Torres-Quevedo vai além do controle remoto.

Ele é também responsável pelo primeiro dirigível espanhol, o primeiro teleférico para passageiros — que ainda opera nas Cataratas do Niágara — e por dispositivos pioneiros de computação, como o Chess Player, considerado o primeiro jogo de xadrez automatizado, e o aritmômetro eletromecânico, antecessores de computadores e calculadoras modernas.

A visão de Torres-Quevedo antecipou conceitos que só se consolidariam décadas depois. Seu trabalho é lembrado como exemplo de criatividade e inovação, mostrando que ideias à frente do seu tempo podem mudar para sempre a relação da humanidade com a tecnologia.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:24, 14 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert casal de famosos juntos desde 2011
Dinheiro

Fernanda Lima revela que divide contas com Rodrigo Hilbert: ''Casei com um homem pobre''

Fernanda também afirmou que ainda existe resistência em falar sobre dinheiro, inclusive em relação ao próprio valor profissional.

Caneca de Café
Curiosidades

Dia Mundial do Café: saiba os benefícios da bebida

Celebrado mundialmente neste 14 de abril, o grão movimenta a economia e também ganha destaque pelas suas propriedades nutritivas.

Jornada da Nasa pelo lado oculto da Lua teve a mesma duração do álbum The Dark Side of the Moon
Rock'n Roll

Jornada da Nasa pelo lado oculto da Lua teve a mesma duração do álbum The Dark Side of the Moon

Foram os fãs do grupo de rock que notaram a coincidência e ocuparam as redes sociais com postagens e muitas teorias de fontes duvidosas.

mais notícias

+

Newsletter