Óculos podem estar com os dias contados: conheça a técnica que corrige a visão em 1 minutoculos lixo Foto: Freepik
Imagine corrigir a visão em apenas um minuto, sem precisar de cortes ou lasers. Essa é a promessa de uma técnica inovadora desenvolvida por pesquisadores nos Estados Unidos, chamada Remodelação Eletromecânica (EMR).
O procedimento, apresentado na reunião da American Chemical Society (ACS), utiliza uma pequena corrente elétrica para “amolecer” temporariamente a córnea, permitindo moldá-la com precisão usando um disco de platina estéril.
A proposta surge como alternativa às cirurgias LASIK, hoje bastante difundidas, mas que exigem a remoção de tecido da córnea, algo irreversível e que limita o tratamento em pacientes com córneas muito finas.
>>> Siga o Portal de Esportes no instagram para ficar por dentro das notícias do mundo
“O LASIK é apenas uma forma elegante de fazer cirurgia tradicional. Continua sendo a remoção de tecido, só que com um laser”, explicou Michael Hill, professor de Química do Occidental College e um dos colaboradores do estudo.
Nos testes realizados até agora, olhos de coelho preservados em solução salina tiveram a curvatura corrigida com sucesso, inclusive em casos de miopia. A expectativa é avançar para experimentos em animais vivos, como ratos, e, posteriormente, iniciar ensaios clínicos em humanos, após aprovação da FDA.
Além de corrigir problemas comuns como miopia, astigmatismo e hipermetropia, a técnica pode vir a tratar também imperfeições e manchas na córnea causadas por agentes químicos, situações que hoje só encontram solução em transplantes.
Com mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo dependentes de óculos, a nova tecnologia levanta uma questão: estaremos diante do fim dos óculos como conhecemos?
3
4
11:32, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Da estreia de Pelé e Garrincha à inovação tática do 4-2-4, veja os fatos que consagraram a Seleção Brasileira na Suécia.
O fato ganhou destaque em relatos históricos e passou a aparecer com frequência quando se tenta explicar a origem do medo coletivo ligado à data.
A leitura sugere menos impulsividade e mais planejamento, com destaque para conversas diretas e busca por estabilidade emocional.
mais notícias
+