Calendário. Foto: Reprodução / Shutterstock
O Governo Federal divulgou nesta terça-feira, 30, a lista oficial dos feriados nacionais de 2026, somando 14 datas de feriado ou ponto facultativo, sendo que 10 podem ser prolongados por caírem logo antes ou depois dos finais de semana.
De acordo com a portaria, publicada no Diário Oficial da União, a Proclamação da República (15 de novembro) é o único feriado nacional que não ocorrerá em dia útil.
Os feriadões mais longos, quando será possível ter pelo menos quatro dias sem trabalhar, juntando os fins de semana, serão os de Carnaval, Tiradentes, Corpus Christi, Natal e Ano Novo.
Além do número expressivo de feriados e pontos facultativos, 2026 se destaca pela possibilidade de quatro grandes feriadões, que permitirão pausas prolongadas ao longo do ano.
O primeiro ocorre no Carnaval, em fevereiro, com a junção do ponto facultativo da segunda e terça-feira e a Quarta-feira de Cinzas até o meio-dia, possibilitando até quatro dias consecutivos de descanso para muitos trabalhadores.
Outro período prolongado será em abril, com o feriado de Tiradentes, que cai na terça-feira, favorecendo a emenda com o fim de semana anterior.
No segundo semestre, o Corpus Christi, em junho, também permitirá um descanso estendido, já que o ponto facultativo da quinta-feira pode ser emendado com a sexta e o fim de semana, formando mais um feriadão de quatro dias.
O Natal e o Ano Novo encerram o ano com possibilidade de longas pausas, graças aos pontos facultativos na véspera e à coincidência das datas próximas aos fins de semana. Esses feriadões tendem a movimentar o turismo, o comércio e o planejamento de folgas tanto no setor público quanto no privado.
Estadão Conteúdo.
2
18:21, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.
Potência explosiva, motor de dois tempos e uma relação peso-potência desafiadora definiram a soberania da RD no asfalto brasileiro.
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
mais notícias
+