Eclipse solar. Foto: Reprodução/ Internet
O mundo se prepara para presenciar mais um fenômeno impressionante da natureza. No dia 2 de agosto de 2027, um eclipse solar vai escurecer o céu em pleno dia por mais de seis minutos, proporcionando uma experiência única a milhões de pessoas em três continentes. Este será o eclipse solar total visível mais longo desde 1991 e só voltará a ocorrer em 2114.
O fenômeno, considerado raro, será visível apenas em uma faixa estreita da superfície terrestre que atravessa dez países, incluindo Espanha, Marrocos, Egito e Arábia Saudita.
A duração excepcional do eclipse será possível devido à combinação de três fatores que raramente ocorrem ao mesmo tempo: a Terra estará no afélio, seu ponto mais distante do Sol, fazendo com que o astro pareça menor; a Lua estará no perigeu, mais próxima da Terra, aparentando ser maior no céu; e a sombra da Lua cruzará regiões próximas ao Equador, o que reduz sua velocidade aparente sobre a superfície terrestre.
Esse alinhamento singular tornará este o eclipse mais longo registrado neste século, superando a média habitual de menos de três minutos de duração.
Onde o eclipse será visível?
Espanha: Cidades como Cádiz e Málaga experimentarão entre 3 e 4 minutos de escuridão total, por volta das 10h45 (horário local).
Marrocos e Líbia: Tânger, Tetuão e Benghazi terão entre 4 e 5 minutos de eclipse total.
Egito: Em Luxor, onde o céu deve permanecer praticamente limpo, a escuridão total ultrapassará seis minutos, com transmissão ao vivo direto dos Templos de Karnak.
Arábia Saudita: Em Jeddah e Meca, o fenômeno ocorrerá no meio da tarde, com mais de seis minutos de escuridão.
Somália, Sudão, Iêmen e Tunísia também estão na rota do eclipse.
3
16:54, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Neste ano, o Timbu venceu a Cobra Coral duas vezes, a primeira por 4 a 0 e a segunda por 1 a 0. Em ambos jogos, o alvirrubro foi visitante.
Com o tema "Canto de Alegria, Reencontro da Poesia", o maior bloco do mundo espera arrastar mais de 2,5 milhões de foliões em 2026.
O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.
mais notícias
+